Plano Anual da Catequese

I. Catequese da Infância e da Adolescência 2018/2019

“O amor de Cristo impele-nos a anunciar, a celebrar e a viver a alegria do Evangelho e o Evangelho da alegria e da misericórdia do Senhor. Por isso, o enfoque na caridade, não nos desvia do dever do anúncio da Palavra. O conteúdo do primeiro anúncio tem uma repercussão moral imediata cujo centro é a caridade. O anúncio e o ensino visam comunicar e manter a fé, para que o amor de Deus seja compreendido, recebido e vivido” (Plano Diocesano de Pastoral 2017/2018,p. 29).

Regulamento da Catequese 2018/2019

Nuno Alexandre Silva Conceição
Paula Cristina Loureiro da Silva Carvalho Branco
Sandra Ivone Silva Cruz Rodrigues da Silva
Sofia Abrantes Luna (crismanda)
Vânia Patricia Sousa Novais

Catequese de Adultos 2017/2018

“A catequese de adultos é a principal forma de catequese, porque se dirige a pessoas que têm as maiores responsabilidades e capacidades para viverem a mensagem cristã na sua forma plenamente desenvolvida. Deve ser permanente, mas adaptada ao nível de conhecimento e vivência da fé dos seus destinatários e das circunstâncias de vida em que se encontram, incluindo as da saúde e da idade. Conscientes disso, publicámos em 1994 uma “Instrução Pastoral sobre a Formação Cristã de Base dos Adultos, em que indicámos os vários níveis ou fases desta formação e insistimos na necessidade de uma visão de conjunto e atualizada da fé e seus elementos integrantes, inserida numa nova evangelização” (CEP,Carta Pastoral Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo, n.º 49).

A nossa Catequese de Adultos, sob a orientação da Catequista Maria das Dores, funciona em dois pequenos e distintos grupos, de modo a otimizar o crescimento pessoal de cada um dos catequizandos e a oferecer-lhes a possibilidade de um ritmo mais assíduo e mais participativo na catequese. São estimulados a participar na Lectio Divina, sempre que possível, e a integrar-se em outros grupos pastorais, assumindo, em concreto, um compromisso comunitário. Os temas de cada ano, num ciclo de dois anos, são adaptados e enriquecidos com as sugestões específicas do Plano Diocesano de Pastoral.