Leitores
Grupo de Leitores 2024/2025
VERDADEIROS ANUNCIADORES DA PALAVRA
O grupo de Leitores proclama a Palavra de Deus, nas celebrações. Desejam que esta Palavra chegue, nas melhores condições, ao coração dos ouvintes. A função própria do leitor instituído é ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Com efeito, a leitura dos textos bíblicos na assembleia não é ofício presidencial, mas sim ministerial: com exceção do Evangelho, cuja proclamação é reservada ao diácono ou, na sua falta, a um presbítero, todas as restantes leituras são da competência dos leitores, que as devem efetivamente proclamar, mesmo que estejam presentes ministros de ordem superior (IGMR 99; OLM 51).
Representante dos leitores no Conselho Paroquial de Pastoral: Albina Queirós
Há alguns leitores que (quase) nunca estão nos encontros promovidos para este Grupo. Todos fazem muita falta e a todos fazem falta estes encontros, para a formação, para o crescimento da relação e para o reforço da identidade deste Grupo de leitores. Sentimos que entre nós há necessidade de aprofundar um conhecimento recíproco maior. E que são bem-vindos os jovens a este grupo.
1. O Grupo de Leitores participará com os MEC na Iniciativa 24 horas para o Senhor, no dia 29 de março de 2025, às 10h00.
2. Devem aproveitar o melhor possível a série de encontros vicariais mensais, destinados a leitores e catequistas, sobre a história da salvação, ao longo de dois anos (de janeiro de 2024 a junho de 2025, com exceção de alguns meses de permeio). Há um livro base de referência para estudo: PE. JOAQUIM DOMINGOS AREAIS, A história de Deus com os homens e dos homens com Deus. Introdução à história da salvação, Ed. Paulinas 2023.
3. Alguns leitores disponibilizaram-se para exercer o seu ministério na celebração das Exéquias, integrando o Grupo In manus tuas, para não sacrificar sempre os mesmos leitores. Habitualmente colaboram o José António (quase sempre) e o Fernando Rodrigues (sempre que pode).
4. Os leitores podem combinar, via WhatsApp, a opção pelas 1.ª ou 2.ª leituras, para evitar hesitação ou precipitação ou indecisão, nos minutos anteriores às celebrações (sobretudo anteriores às Missas com Catequese).
5. Foi sugerido realizar-se encontros de Lectio Divina interparoquial, às terças-feiras, numa periodicidade tendencialmente de dois em dois meses, dirigida aos leitores e aberta a todos os interessados:
§ 10 de dezembro, 21h30 – em Guifões (Advento)
§ 26 de janeiro, 17h30 – Senhora da Hora (Domingo da Palavra)
§ 11 de março, 21h30 – Guifões (Quaresma)
§ 21 de maio – 21h30 – Senhora da Hora (Tempo Pascal)
§ 15 de julho – 21h30 – Guifões (Tempo Comum)
6. Leitores devem participar no Jubileu dos Leitores, no Domingo da Palavra, a 26 de janeiro; aguardam-se indicações da Diocese.