Grupo Corais

Grupos Corais Paroquiais 2019/2020

CANTAR É REZAR DUAS VEZES

“Investir na «pastoral da oração» como meio de crescimento na relação filial com Deus Pai. Neste espírito, valorizar o Pai-Nosso, na oração pessoal, familiar e litúrgica”(PDP 2019|2020, Proposta 25, p.20).

Na Paróquia, há três grupos corais litúrgicos:

• O da Missa com Catequese, Coral Inter Gentes, aos sábados, às 16h00, dirigido por Pedro Brito (organista: Vasco Albuquerque). Ensaio antes da missa, às15h00.
  • O da Missa Vespertina, com Escuteiros, aos sábados, às 19h00 – grupo dirigido por Fátima Pedroso. Ensaio às sextas-feiras e antes das missas.
  • O das Missas aos domingos, às 11h00 e 19h00 – grupo dirigido por Paula Cristina Ferreira (organista: José António Machado). Ensaio às sextas-feiras e antes das missas.

Os grupos corais prosseguem o seu esforço de qualificação e de revitalização. No presente ano pastoral devem esforçar-se por dignificar, quanto possível, a celebração do Batismo, com a sua participação (no todo ou em parte). Um “Auto” de Batismo é um desafio interessante, a envolver estes e outros grupos paroquiais. A recente publicação de um Cantoral Nacional é um bom guia de referência para uma escolha criteriosa de cânticos.

ALGUNS DESAFIOS E PROPOSTAS

• Participação dos grupos corais nosbatismos.
  • Valorização da aclamação e do hino diocesano, para o triénio pastoral: Como os ramos na videira.
  • Valorização do cântico da aspersão, sobretudo no tempo pascal.
  • Participação em casamentos. Cuidar do programa:  consultar a publicação do SNL, para este efeito. Crescer na exigência. Não ceder a um repertório “a la carte”.
  • Promover a participação de todos os coros, em alguns momentossignificativos.
  • Aproveitamento da formação diocesana e as iniciativasvicariais.
  • Cuidar do programa de cânticos: nem sempre tudo novo e nem sempre do mesmo.
  • Promoção da participação de todo oPovo de Deus.
  • Dinamização do Auto do Batismo, com outros grupos, a 13 de junho, às 18h00 – Dia da Comunidade
  • Participação na Oração doRosário (na Procissão de Velas).
  • Realização de workshop ou de um concurso para cativar novos cantores, por fases etárias. Para o efeito, convidar um ou mais cantor(es) reconhecidos, em termos nacionais.