Visitadores de Doentes
Visitadores de Doentes 2024/2025
EMPENHAR-SE NA SORTE DE TODOS
O Grupo dos Visitadores de Doentes é constituído à data, por 13 membros, mesmo se alguns, por razões de saúde ou outras não podem realizar a visita. Alguns membros do Grupo, normalmente ‘dois a dois” fazem uma visita semanal (ou quinzenal) a 5 doentes da comunidade, complementando o serviço dos MEC e o acompanhamento do pároco. Na Paróquia, há um total de 42 visitas domiciliárias, algumas das quais com mais de um doente/idoso. Todos recebem a visita do Pároco. Alguns recebem também a dos MEC’s e outros a dos MEC’s e Visitadores. É desejável que aumentem os membros do grupo e o número de doentes acompanhados pelos Visitadores de Doentes. O grupo dos visitadores de doentes não distribui a Sagrada Comunhão, mas procura ser uma presença amiga de Cristo Bom Samaritano e uma expressão da Igreja, enquanto comunidade de amor. É uma presença, feita de proximidade e de ternura, levando uma palavra de esperança ou um gesto de conforto,sem medo de tocar a carne sofredora de Cristo, nos que mais sofrem. Os visitadores deverão acentuar a parceria e articular a sua ação pastoral com o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão e com os membros da Conferência Vicentina.
Representante do Grupo de Visitadores no Conselho Paroquial de Pastoral: Jorge Alexandre Pinto Macedo
O Grupo reúne mensalmente, aos sábados, antes ou depois da missa vespertina.
Para a formação permanente sugere-se alguns temas e livros, como guia de reflexão:
JOSÉ CARLOS BERMEJO, A visita ao doente. Boas e más práticas, Ed. Paulus, Apelação 2016;
FERNANDO SAMPAIO, Relação espiritual de ajuda. Acompanhar doentes, Ed. Paulinas, Prior Velho 2023.
É sugerido que o Grupo se reúna com os MEC e colabore em parceria com eles e com outros grupos da Pastoral da Saúde e da Pastoral sociocaritativa.
O Grupo deverá colaborar no Dia Interparoquial do Doente, na tarde de 6 de abril, na Igreja da Sagrada Família (Rua das Moitas, Guifões), que valorizará a Unção dos Doentes.
O Grupo deverá empenhar-se na celebração do Jubileu dos Frágeis, a 14 de junho de 2025, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.