Mar Solidário

Mar Solidário 2018/2019

Mar Solidário

Missão além-mar

“Para mim, um homem ou uma mulher são muito pobres, mas de uma pobreza diversa da vossa, quando este homem ou esta mulher perdem a capacidade de sonhar, perdem a capacidade de levar por diante uma paixão. Não deixeis de sonhar! Como será o sonho de um pobre, de alguém que não tem casa? Não sei, mas sonhai. Sonhai que o mundo pode mudar, e esta é uma sementeira que nasce do vosso coração. Ensinai a todos nós, que temos uma casa, que não nos falta a comida nem os remédios, ensinai-nos a não estar satisfeitos. Com os vossos sonhos ensinai-nos a sonhar a partir do Evangelho, onde vós estais, do coração do Evangelho”(Papa Francisco, Discurso, 11.11.2016).

O grupo Mar Solidário apoia os sem-abrigo, nesta fase, felizmente em número menor. Formam duas equipas que, rotativamente, aos domingos à noite, vão encontro dos mais frágeis da Terra.

Atualmente, o grupo tem10 membros. Querem evitar o tipo de assistência «telepizza» (entrega sem mais) e irão investir ainda na procura atenta de sem-abrigo na própria Senhora da Hora.

Pretendem articular com a Catequese, através dos coordenadores de cada ano, a colaboração de pais e catequizandos na oferta em géneros, tais como: água, salsichas, compotas/manteiga, bolachas (tipo Maria), sacos plásticos com asas (tipo Continente), sacos plásticos transparentes (de fruta/legumes), meias/cuecas, ténis…

Os seus membros são chamados à formação vicarial, este ano centrada na caridade:

I.  Formação vicarial, especialmente centrada na Caridade

• Participação nos dois encontros vicariais de formação aberta
  • Participação no 3.º encontro de cuidadores, na Casa Diocesana de Vilar
  • Participação nos encontros da Pastoral Sociocaritativa:
  • Sofrimento e morte à luz e na Luz da Páscoa (Pe. José Nuno): 7 janeiro 2019.
  •  Fragilidade humana: um lugar partilhado: 4 de fevereiro.
  • Cuidar: um modo comunitário de viver a Misericórdia: 4 de março.

Elementos do Grupo Mar Solidário (por atualizar)

NOME
Ana Isabel Coelho Taveira da Silva
Ângela Patricia Ferreira Silva Ribeirinha