Visitadores de Doentes

Visitadores de Doentes 2019/2020

EMPENHAR-SE NA SORTE DE TODOS

“Integrar na comunidade cristã e acompanhar com solicitude eclesial os que mais profundamente experimentam a fragilidade humana, nomeadamente a que tem a sua expressão mais radical na doença e na morte” (PDP 2019|2020, Proposta 29, p. 21).

O grupo dos visitadores de doentes não distribui a Sagrada Comunhão, mas procura ser uma presença amiga de Cristo Bom Samaritano e uma expressão da Igreja, enquanto comunidade de amor. É uma presença, feita de proximidade e de ternura, levando uma palavra de esperança ou um gesto de conforto,sem medo de tocar a carne sofredora de Cristo, nos que mais sofrem. Os visitadores deverão acentuar a parceria e articular a sua ação pastoral com o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão e com os membros da Conferência Vicentina.

FORMAÇÃO

• Participar no retiro vicarial: 22 de fevereiro (local a definir).
  • Participar no Dia Diocesano dos Cuidadores: 7 junho, 15 horas, Casa Diocesana de Vilar (data vai ser alterada).

COMPROMISSOS COM APARÓQUIA

• Colaborar no Dia Mundial do Doente, que será realizado este ano no sábado seguinte ao dia 11 de fevereiro: 15 de fevereiro (15h00: acolhimento; 16h00: Missa; 17h00: Convívio).
  • Colaborar na Oração do Rosário: sábado, 9 de maio, 18h00, Igreja Paroquial.
  • Colaborar na iniciativa 24 horas para o Senhor: 21 março, 14h00, na Igreja Antiga.
  • Elaborar calendário das visitas de modo a integrar adolescentes e jovens em algumas visitas.
  • Participar no Dia da Comunidade: 13 de junho.

REUNIÕES DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DE ATIVIDADES

Tema de reflexão ou ação pastoral

12 outubro

A Oração do Pai-Nosso I