Acólitos

Grupo dos Acólitos 2019/2020

Nascer de novo

Cuidar do anúncio da Palavra, da beleza e da harmonia das celebrações de todos os sacramentos, de modo que estas sejam, em si mesmas, evangelizadoras, mesmo para aqueles que participam ocasionalmente em celebrações de batismos, festas da catequese, matrimónios ou exéquias” (PDP 2019|2020, Proposta 23, p.19).

O grupo dos Acólitos é constituído atualmente por 22 elementos. Acompanhado especialmente pelo Diácono Espinha e coordenado pela Acólita Ana Isabel Martins Teixeira, tem como objetivo qualificar o exercício do seu ministério, através da formação permanente e integral dos seus membros, nas reuniões mensais, nas iniciativas vicariais e diocesanas, que lhes digam respeito. Tendo em conta que o Grupo precisa de ser reforçado, o desafio pode mesmo ser o de “nascer de novo”, com novos elementos e com novo espírito.

FORMAÇÃO

Ficou definido que o grupo de acólitos terá, ao longo do ano, dois tipos de formação: uma formação geral e comum a todos os acólitos, três vezes no ano, com temas específicos.

Para facilitar a presença de todos, e atendendo ao caráter pontual e espaçado das mesmas, espera-se a presença de todos os acólitos. As reuniões serão ao domingo, ao fim da tarde, nas seguintes datas: domingo, dia 10 de novembro, 17h30 e domingo, dia 31 de maio, às 16h30.

No mês de fevereiro, no sábado, dia 22 de fevereiro, (sábado anterior às férias de Carnaval), realizar-se-á um dia de reflexão e formação, fora da paróquia, em local ainda a definir.

Foram sugeridos alguns espaços como o Casa Diocesana da Juventude, no seminário do Bom Pastor, em Ermesinde e o Centro de Espiritualidade Oásis, também na mesma cidade, sem prejuízo de outros locais e propostas que se apresentem pertinentes e viáveis. A formação deste dia de reflexão deverá, tanto quanto possível, retratar a formação diocesana de acólitos que será também dada, no mês de fevereiro.

Paralelamente a estas reuniões, serão marcadas, pessoalmente com cada acólito, formações de cariz mais prático, consoante as necessidades formativas de cada um. Para esse efeito, cada formação agrupará cerca de quatro ou cinco acólitos.

ATIVIDADES

• Atividade, ao estilo de “open day”, onde durante uma tarde, todo o grupo estaria na paróquia e, em dez minutos e num estilo informal, atrativo e pertinente fosse explicado a essência deste grupo, como funciona, como se forma e o que faz. Para tal, convidar, numa tarde, os grupos de um certo ano de catequese para que possam participar nesta atividade no final ou no início do seu encontro. Será uma iniciativa a repetir duas ou três vezes no ano.
  • Fazer um vídeo de apresentação do grupo e o convite pessoal e direto a crianças e jovens.
  • Iniciativa de oração “24 horas para o Senhor”: sexta, 20 de março, às 22h00, na Igreja Antiga.
  • Oração do Rosário, no mês de maio: domingo, 31 de maio, às 18h30, na Igreja Paroquial.

EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO COM CRISTO: ADORAÇÃO AOSANTÍSSIMO

Conscientes da necessária experiência do encontro com Cristo, os acólitos participam, de modo especial, nos tempos de Adoração ao Santíssimo, em regra, ao domingo, às 17h30, com a seguinte distribuição:

ADORAÇÃO AOSANTÍSSIMO

MESES

DATAS E HORÁRIOS

ACÓLITOS

OUTUBRO

Domingo, 20, 17h30 (Ig. Paroq.)

Luísa | Elvira | Nádia

NOVEMBRO

Domingo, 17, 17h30 (Ig. Paroq.)

António Barbosa | Ana Mendes | Pedro Pimenta

DEZEMBRO

Domingo, 29, 17h30 (Ig. Paroq.)

Leticia | Luís | M.ª Clara | Inês

JANEIRO

Domingo, 19, 17h30 (Ig. Paroq.)

Gustavo | Guilherme | Cassiano

FEVEREIRO

Domingo, 2, 17h30 (Igr. Paroquial)

Carlos | Beatriz | Pedro Antunes

MARÇO

Sexta, 21 (Igreja Antiga) – 22H00

Quinta, 9 abril, 23h00

MAIO

Domingo, 3, 17h30 (Ig Paroq.)

António Mendes | Bia | Paulo

JUNHO