Associação Festas de Nossa Senhora da Hora

Associação Festas de Nossa Senhora da Hora 2018/2019

Maria, a primeira discípula missionária

“Deus habita na cidade. É necessário ir à sua procura e deter-se lá onde Ele se põe a agir. Devemos descobrir, na religiosidade dos nossos povos, o autêntico substrato religioso, que em muitos casos é cristão e católico. Não em todos: existem religiosidades não cristãs. Mas é necessário ir ao seu encontro, ao núcleo. Não podemos desconhecer nem desprezar esta experiência de Deus que, embora às vezes esteja dispersa ou misturada, pede para ser descoberta e não construída. Nela encontram-se os «semina Verbi» (sementes do Verbo) lançados pelo Espírito do Senhor. Não é bom fazer avaliações apressadas e genéricas, como por exemplo: «Esta é apenas uma expressão de religiosidade natural». Não, não se pode dizer isto! A partir dali podemos encetar o diálogo evangelizador, como fez Jesus com a Samaritana e, indubitavelmente, com muitas outras pessoas para além da Galileia. É necessária aquela empatia, para encontrar este substrato na religiosidade”(Papa Francisco, Discurso, 27.11.2014).

A Associação Festas de Nossa Senhora da Hora continuará a sua missão de organizar as Festas em honra da nossa Padroeira, que, no presente ano pastoral, deverão começar a 17 de maio e terminar a 2 de junho. A “Quinta-feira da Ascensão”, dia maior da nossa Festa, cai a 30 de maio, com Missa Solene na Igreja Paroquial (11h00), Rosário da Misericórdia na Igreja Paroquial (17h00), Missa na Igreja Antiga (19h00), Rosário com Bênção das grávidas (21H00). A procissão de velas realizar-se-á na véspera, 29 de maio, a partir das 21h00, em itinerário ainda a definir. Em todo o caso, o culto e as festas a Nossa Senhora da Hora devem ajudar-nos a aprender de Maria, Senhora da Prontidão e Estrela da Evangelização, a sermos discípulos missionários.

O programa das Festas será semelhante ao de anos anteriores, não considerando o específico programa do ano anterior e os investimentos que foram feitos, por ocasião da celebração do centenário da Paróquia. Procurar-se-á, em 2019, que se retome a Feira Medieval (de sexta, 17, a domingo, 19 de maio), que no ano passado não se realizou por desistência, em cima da hora, da entidade que se tinha comprometido a organizá-la.  A Comissão Permanente de Pais do Agrupamento de Escuteiros procurará animar os fins-de-semana de 25 e 26 de maio, 1 e 2 de junho. Foi sugerido que se convidem os Bombos da Escola da Barranha.

OUTRAS ATIVIDADES:

• Participar nos dois encontros vicariais de formação aberta a 30 de novembro (21h30) e 15 de março (21h30).
  • Participar na iniciativa 24 horas para o Senhor, 30 março, 07h00 – 08h00

Direção

Pe. Amaro Gonçalo Ferreira Lopes - Presidente

António José de Carvalho Valente - Tesoureiro