ORAÇÃO DA SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2019

Senhor Jesus Cristo, fonte de vida nova,

Tu que não olhas ao que somos

mas ao que poderemos chegar a ser,

abre caminhos de construção do Reino,

ajudando-nos a ser mansos e humildes de coração.

Tu que vives e revelas o imenso amor do Pai,

nós te pedimos que continues

a despertar o coração dos jovens

para que aceitem o desafio de Te seguir,

caminhando em liberdade, sem medos e resistências, e,

animados pelo Espírito Santo,

se façam ao largo e lancem as redes para a pesca.

Por intercessão da Virgem Maria e de S. José,

nós Vos pedimos pelos Seminários,

pelos seminaristas e por todos os jovens

a quem chamas e envias.

Fazei que neles brotem sinais de esperança,

sementes de entrega e verdadeiro serviço.

Concede-nos, pela graça do batismo,

o dom da escuta da Tua voz

e da resposta generosa,

colaborando na edificação do Reino de Deus.

Ámen.

Intenção

DIÁLOGO E RECONCILIAÇÃO NO PRÓXIMO ORIENTE (Universal)

Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

Reflexão

O tema da paz, do diálogo e reconciliação no Próximo Oriente, onde se encontra a Palestina, é uma realidade sempre presente, não só agora, mas ao longo de tantos anos.

A Terra prometida por Deus ao seu Povo, a terra que Ele escolheu para viver entre nós e onde a Igreja deu os seus primeiros passos na evangelização tem sido palco de guerras, dissensões, extremismos que causam o sofrimento e a morte a tantas pessoas. Aqui convivem várias religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo) e, dento do Cristianismo, várias confissões cristãs (católica, ortodoxa e outras Igrejas de rito oriental). A convivência entre as várias religiões e confissões cristãs tem encontrado, infelizmente, mais motivos de separação do que união, por razões não apenas religiosas, mas sobretudo políticas e geoestratégicas. Tantos anos de conflito criaram profundas feridas, difíceis de sarar.

Neste mês, o Papa Francisco pede à sua Rede Mundial de Oração que reze e se mobilize pelo esforço da reconciliação e da paz no Próximo Oriente.

A primeira coisa a termos presente é que, apesar da distância física que a maioria dos cristãos tem em relação a esta zona, somos filhos destas terras, das suas tradições e da sua história.

E, por isso, também nos devemos sentir responsáveis pelos nossos irmãos e irmãs na fé, unindo-nos espiritualmente a eles, sobretudo os que são vítimas da discriminação, perseguição e violência. Não pensemos que este drama não nos diz respeito, pois é o drama da nossa família espiritual mais alargada, toca as raízes da nossa fé.

Talvez um dos maiores motivos para a continuidade destes conflitos seja um certo conformismo e apatia, pensando que não há muito a fazer ou que é um problema demasiado grande para que o possamos resolver. Pelo contrário, a cada um de nós é-nos confiada a responsabilidade de criar, dentro das nossas possibilidades, horizontes de solução, destacando os esforços que já se fazem no sentido da paz e as iniciativas que se promovem de diálogo e perdão.

E também ajudar a criar uma mentalidade cultural baseada num discurso não de ódio e preconceito, mas de verdadeira fraternidade e apreço pela diferença e riqueza destas grandes tradições religiosas e do bem que podem trazer ao mundo.

Senhor Jesus, vieste até nós e escolheste uma terra concreta,

onde mostraste a todos quem és,

revelando o amor do Pai por todos os seus filhos.

Nós Te pedimos por todos os que vivem o drama da guerra,

da divisão e da perseguição na Terra Prometida

e nos países onde os teus Apóstolos

anunciaram pela primeira vez o Evangelho.

Que o teu Espírito toque o coração

dos que são capazes de tomar as grandes decisões,

para que avancem pelo caminho do diálogo e da paz.

Pai-Nosso...

Vocation 101