Porta Aberta

Grupo Porta Aberta 2019/2020

HOSPITALIDADE COM ROSTO

“Criar ou recriar as Equipas de Acolhimento, para manter abertas as igrejas, por períodos mais largos de tempo.  Criar Equipas de Acolhimento, para receber com simpatia aqueles que acorrem às celebrações, nomeadamente às do Batismo, da Eucaristia, do Matrimónio e das Exéquias, de modo a desenvolver na comunidade eclesial um estilo amável, afável e acolhedor e a favorecer a criação de um clima celebrativo condigno”(PDP 2019|2029, Propostas 19 e 20).

Aqui Jesus acolhe os pecadores e ceia com eles”. Isto devia ser escrito à entrada da porta de cada Igreja, disse o Papa Francisco, na Oração do Angelus, do passado dia 16 de setembro de 2019. Na verdade, a Igreja não é uma prisão, nem um museu, nem uma fortaleza medieval com muralhas, fossos e ponte levadiça. A Igreja é uma casa de portas abertas e flores nas janelas, que acolhe a todos, venham de onde vierem, e a todos oferece uma mesa com pão e vinho. É um lugar de misericórdia, não um lugar de tortura nem uma alfândega que controla tudo.

A Paróquia conta com este grupo “Porta Aberta” para garantir um tempo maior de abertura das igrejas, mas também para facilitar e promover o acolhimento a quem se aproxima. “Trata-se de ser lugares-soleira. Ser permeáveis, porosos, estar disponíveis para o inesperado, ser pessoas-soleira, nas salas de espera, nas saídas da escola, nos centros comerciais, fora dos espaços paroquiais. Isto chama-se presença humilde de quem toma as pessoas pelo coração e incarna a Palavra em qualquer lugar da vida, com simplicidade humilde”(DOM CARLOS AZEVEDO, Palestra sobre Dom António Barros na Paróquia de Nossa Senhora da Hora, 19.5.2018).

IGREJA PAROQUIAL

Humberto

Helena Rocha

Alexandrina

IGREJA ANTIGA (Sete Bicas)

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

José Azevedo

Laura Mouta

Maria da Glória

Fátima Andrade

Jaime Diniz

Cristiano Mesquita
Maria Oliveira

Ângela Magalhães

Maria Franco

Celebração

Da Palavra

Outras Atividades

• Participar na iniciativa 24 horas para o Senhor: 21 de março, das 12h00 às 13h00.
  • Participar na Oração do Rosário: 5 de maio, às 18h30, na Igreja Paroquial.