Batismos

Caríssimos pais: Sede bem-vindos!

Obrigado por partilhardes connosco o dom de um (a) filho (a), na vossa bela família! Obrigado por terdes escolhido a Igreja Católica, como a “grande família”, onde verdadeiramente poderemos, juntos, viver de Cristo, com Cristo e por Cristo!

Esse dom de uma nova vida, no (a) vosso (a) filho (a), será agora celebrado e oferecido à Igreja, através do Batismo, que a todos mergulha no amor imenso de Deus e abre o coração à promessa e à experiência de uma vida nova! Com este primeiro sacramento, o (a) vosso (a) filho (a) será verdadeiramente acolhido (a) e reconhecido (a), como filho (a) de Deus, filho (a) muito querido (a) desta grande família, que é a Igreja de Jesus Cristo!

Mas esta Igreja só crescerá como “grande família”, se a vossa família se edificar como “pequenina Igreja”. É a partir da vossa família, que se construirá, todos os dias, e em primeiro lugar, a Igreja de Deus! Tal só será possível, na medida em que viverdes o vosso amor, como expressão do amor de Deus, de tal modo que as vossas palavras, silêncios e gestos falarão de Deus e deixarão Deus falar!

Pelo que o vosso pedido de Batismo só faz todo o sentido, porque corresponde a este desejo e a este compromisso: fazerdes da vossa família a primeira escola da fé e a primeira experiência de Igreja, qual pequenina comunidade reunida no amor de Deus Pai, fiel ao seguimento de Jesus Cristo, Seu Filho, e guiada pela luz e sabedoria do Espírito Santo, na comunhão com a Igreja.

Caríssimos pais: Que bom é podermos contar uns com os outros!

A Igreja conta muito convosco, com o vosso compromisso e testemunho de fé, de modo que não poderia batizar agora o (a) vosso (a) filho (a), sem a esperança fundada de que ele (a) será educado (a) na fé, através do vosso exemplo de oração, de celebração e de vida cristãs, na companhia da Igreja.

Neste caminho da fé, apenas iniciado com o Batismo, e que durará a vida inteira, a Igreja acolhe-vos, acompanha-vos, conforta-vos, alimenta-vos, guia-vos, através do anúncio da Palavra e da Catequese, através da celebração dos sacramentos, sobretudo da Reconciliação e da Eucaristia, e no serviço humilde da caridade! Sozinhos, não seríeis jamais capazes de dar tudo o que o(a) vosso (a) filho (a) precisa, para crescer à imagem de Jesus, em santidade e em graça. Por isso, deveis e podeis contar sempre com a Igreja, como a Igreja sempre contará convosco.

Sobre o significado e as consequências do Batismo, para vós e para o(a) vosso (a) filho (a), teremos uma boa oportunidade de conversar, na próxima reunião, na qual deveis participar, vós e os padrinhos que escolhestes para o vosso filho, de acordo com as exigências da Igreja, para o exercício de tão exigente missão.

Até lá, um abraço fraterno e acolhedor de quem sempre vos espera, no coração de Cristo e da sua Igreja.

O Pároco

Pe. Amaro Gonçalo

ALGUNS SUBSÍDIOS PASTORAIS

Ficha de inscrição para o Batismo 2019

Datas de Batismos (preparação e celebração) 2019

Ritual do Batismo de várias crianças - uso paroquial

Ritual do Batismo - uso oficial

Folha instrutiva aos pais sobre o Batismo

Folha instrutiva aos padrinhos sobre o Batismo

Esquema de reunião de preparação para o Batismo

Estatística de Batismos no centenário da Paróquia (25-04-1918 a 31-12-2017)

PREPARAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE BATISMOS 2019

(atualizada em 7 de janeiro 2019)

Pastoral do batismo 2019 – Celebração e preparação

Domingo, 16 junho, 09h00

[na celebração eucarística]

Festa da 1.ª Comunhão I às 09h00

com os catecúmenos a batizar

Incluir irmãos dos catecúmenos (08h30)

1 de junho, 18h30

Domingo, 4 de agosto, 10h00

Quinta, 15 de agosto, 10h00

Sábado, 17 de agosto, 11h00

NOTA: Estas datas das celebrações são continuamente ajustadas às circunstâncias das famílias,

que, muitas vezes, por causa da emigração, do horário de trabalho, das distâncias e mobilidade,

não conseguem integrar-se na escala proposta.Nestes casos, devem pôr à consideração do pároco a proposta mais viável.