Acólitos

Grupo dos Acólitos 2017/2018

“A Liturgia é vida para todo o povo da Igreja. Por sua natureza a Liturgia é, com efeito, popular e não clerical, sendo - como ensina a etimologia - uma ação para o povo, mas também do povo. Como recordam tantas orações litúrgicas, é ação que o próprio Deus realiza em favor do seu povo, mas também a ação do povo, que escuta Deus, que fala e reage, louvando-O, invocando-O, acolhendo a inexaurível fonte de vida e de misericórdia, que flui dos santos sinais. A Igreja em oração recolhe todos aqueles que têm o coração em escuta do Evangelho, sem descartar ninguém: são convocados pequenos e grandes, ricos e pobres, crianças e anciãos, sadios e enfermos, justos e pecadores. À imagem da “multidão imensa” que celebra a Liturgia no santuário do céu (cf. Ap 7,9), a assembleia litúrgica supera, em Cristo, cada limite de idade, raça, língua e nação. A dimensão popular da Liturgia recorda-nos que ela é inclusiva e não exclusiva, criadora de comunhão com todos, sem todavia homologar, porque chama cada um, com sua vocação e originalidade, a contribuir no edificar o Corpo de Cristo: A Eucaristia não é um sacramento ‘para mim’, é um sacramento de muitos que formam um só Corpo, o santo povo fiel de Deus” (Papa Francisco,Discurso aos participantes da 68.ª Semana Litúrgica Nacional, 24 de agosto de 2017).

O grupo dos Acólitos é constituído atualmente por 25 elementos. Acompanhado especialmente pelo Diácono Espinha e coordenado pela Acólita Ana Isabel Martins Teixeira, tem como objetivo qualificar o exercício do seu ministério, através da formação permanente e integral dos seus membros, nas reuniões mensais, nas iniciativas vicariais e diocesanas, que lhes digam respeito.

Ana Isabel Martins Teixeira
Ana Isabel Sousa Mendes