Grupo de Escuteiros - Agrupamento 521

Agrupamento 521 - CNE 2018/2019

DE BP RECEBESTE ESTA MISSÃO

“De BP recebeste esta missão”, é o slogan específico deste ano pastoral, para o Agrupamento de Escuteiros da Senhora da Hora. Esta sigla, de duas letras, “BP” refere-se ao fundador Baden-Powell mas também à fundação da vida cristã, que é o batismo, nos quais a grafia antiga inclui também estas duas letras “BaPtismo”.  Deste modo, se acentua aquilo que o Papa nos diz na Evangelii Gaudium:em virtude do Batismo recebido, cada membro do Povo de Deus tornou-se discípulo missionário” (EG 120).

I. Organização do Agrupamento

Secções 2018/2019

Lobitos - 35

Dirigentes: Noélia Ramos (Chefe de Secção), José Ramos (Adjunto), Susana Lage, José Lage e Alexandra Santos (estes 3 Dirigentes em Formação)

Exploradores - 28

Dirigentes: António Félix (Chefe de Secção), Ilídio Pires (Adjunto), Rui Dias, Ana Isabel Tavares, João Paulo Júnior (estes 2 Dirigentes em Formação) e Ricardo Morais (Caminheiro em formação para Dirigente)

Pioneiros - 28

Dirigentes: Luís Oliveira (Chefe de Secção), Hélder Salvado (Adjunto), João Águas, António Manuel Arouca, Frederico Noites (em Formação) e Clara Megre Lousada (Caminheira em formação para Dirigente)

Caminheiros - 12

Dirigentes: Ana Raquel Gonçalves (Chefe de Secção), Luísa Novais (Adjunta) e Pedro Catalarrana

Direção do Agrupamento

Luísa Novais - Chefe de Agrupamento

Hélder Salvado - Chefe de Agrupamento Adjunto

Alexandra Santos - Secretária do Agrupamento

Isabel Catalarrana - Financeira do Agrupamento (em apoio a todas as secções)

Álvaro Catalarrana - Guarda Material do Agrupamento (em apoio a todas as secções)

II. Atividades de todo o Agrupamento

• 22 de setembro - Abertura do Ano Escutista
  • 20 e 21 de outubro - JOTA/JOTI (atividade internacional que será realizada pelo nosso Núcleo)
  • 23 e 24 de fevereiro - Velada e Promessas
  • 30 de março – Participação na iniciativa 24 horas para o Senhor (00h00 – 01h00)
  • 6 de abril - Ceia Judaica
  • 25 de maio – Dinamização da Oração do Rosário (coral dos escuteiros)
  • 29 de maio – participação na Procissão de Velas
  • 15 de junho - Arraial de Santo António

III. Atividades promovidas pela Comissão Permanente de Pais

• Jantar de Outono - dia 17/11/2018, 20h00 – Cripta da Igreja
  • Miminhos de Natal 2018 – dias 10; 17 e 24 de novembro 2018
  • Rifas de Natal – vender até 09/12/2018
  • Atividade de todo o Agrupamento – 09/12/2018
  • Almoço de Reis – 06/1/2019 – Cripta da Igreja
  • Tertúlia – 22/2/2019 – Cripta da Igreja
  • Feijoada de março – 10/3/2019 – Cripta da Igreja
  • Ceia Judaica – 13/4/2019 - Cripta da Igreja
  • Participar nas Festas da Senhora da Hora – 25 e 26 de maio e 1 e 2 de junho - Parque das 7 Bicas
  • Tombolas dos Escuteiros - Parque das 7 Bicas
  • Tombolas dos Escuteiros – Durante as Festas Sanjoaninas da Senhora da Hora – Praça Álvaro Cunhal
  • Arraial de Santo António – 15/6/2019 – Parque das 7 Bicas
  • Livro do Ano Escutista
  • Cartão de Fidelidade do Agrupamento 521 Senhora da Hora
  • Feira das Plantas – Dia da Mãe e domingo de Ramos – junto à Igreja
  • Canecas dos Escuteiros
  • ACAMPAIS – Acampamento dos Pais dos Escuteiros
  • Festa Branca – Primavera – Parque das 7 Bicas

IV. Nova sede

Está praticamente concluída a “fase do betão”. O Agrupamento está a procurar apoios para serralharia, cobertura e pinturas, junto das empresas, nomeadamente para fornecimento de materiais. Já se gastou cerca de oitenta mil euros.  A parte investida tem sido paga com o subsídio camarário, mediante apresentação de autos de medição. Seria útil concluir a obra até setembro do ano próximo.