Movimento Esperança e Vida

Movimento Esperança e Vida 2017/2019

Movimento Esperança e Vida

Missão que nunca acaba

«A viuvez é uma experiência particularmente difícil [...]. Alguns... mostram que sabem fazer convergir as suas energias para uma dedicação ainda maior aos filhos e netos, encontrando nesta experiência de amor uma nova missão educativa» (AL, n.º254). «Às vezes a vida apresenta desafios maiores e, através deles, o Senhor convida-nos a novas conversões que permitam à sua graça manifestar-se melhor na nossa existência, “para nos tornar participantes da sua santidade” (Hb 12, 10)» (GE, n.º 17). Convido-vos a manter o vosso olhar fixo em Jesus Cristo e a cultivar o vínculo particular que vos une a Ele. Pois é ali, no coração a coração com o Senhor, escutando a sua palavra, que nós encontramos a coragem e a perseverança, a fim de nos entregarmos de corpo e alma para oferecer o melhor de nós mesmos. Encorajo-vos a viver a vida diária com simplicidade e humildade, invocando o Espírito Santo a fim de que vos ajude a testemunhar, no âmbito da Igreja e do mundo, que «Deus pode agir em qualquer circunstância, até no meio de aparentes fracassos» e que «a pessoa que se oferece e se entrega a Deus por amor, seguramente será fecunda» (EG, n.º 279)” (Papa Francisco, Discurso, 6.09.2018).

Este Movimento está vocacionando para o acompanhamento pastoral das mulheres viúvas e sós. Conta atualmente com 21 elementos participantes. Seguirá como proposta para os temas mensais de reflexão continuar com o livro de Joan Chittister, A dádiva dos anos. Amadurecer com graciosidade, Ed. Paulinas Prior Velho 2012. Quando terminar, adotar José Carlos Bermejo, Pensamentos para oferecer. Envelhecimento ativo, Ed. Paulus, Lisboa 2014. Participam no velório, com o Grupo In Manus tuas, às 17h00, quando este coincidir com o dia do encontro, às 15h00.

I. Encontros mensais

9 outubro, 15h00

13 novembro, 15h00

11 dezembro, 15h00