Grupo de Jovens

RUMO ÀS JMJ 2022

“A próxima edição internacional da JMJ terá lugar em Lisboa, em 2022. Para esta etapa da peregrinação intercontinental dos jovens, escolhi como tema: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nos próximos dois anos, convido-vos a meditar sobre estes trechos: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te»! (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit, 20); e «Ergue-te! Constituo-te testemunha do que acabas de ver»! (At 26, 16). Assim, também desta vez gostaria que houvesse grande harmonia entre o percurso para a JMJ em Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignoreis a voz de Deus, que vos impele a levantar-vos e a seguir os caminhos que Ele preparou para vós. Como Maria e juntamente com Ela, sede todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor. Maria levantou-se e, apressada e rapidamente, foi visitar a sua prima. Sempre prontos, sempre velozes, mas sem ansiedade! Peço-vos que rezeis por mim e agora abençoo-vos. Todos juntos, cada um na sua própria língua, mas todos juntos, recitemos a Ave-Maria: «Ave Maria...».”(Papa Francisco, Discurso, 22 de junho de 2019).

***

O nosso Grupo de Jovens, impulsionado pela iniciativa “Panamá in Douro” e com vista à próxima Jornada Mundial da Juventude está a alargar-se e a consolidar a sua constituição.

A sua formação será apoiada nalgumas propostas diocesanas e nacionais (Projeto Say Yes), que se apresentem como válidas e interessantes. Foram traçadas para este ano algumas linhas gerais de ação:

RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A PARÓQUIA

• Montar o Presépio, em colaboração com as zeladoras dos altares.
  • Colaborar na divulgação do circo, a 14 de dezembro (distribuir cartazes e vender bilhetes).
  • Entrar em contacto com a Casa do Caminho, por altura do Natal, para uma visita do grupo de jovens ou para outro tipo de iniciativa (sugeriu-se, embora com algumas incertezas quanto à autorização, de alguns meninos mais velhos que estão institucionalizados poderem fazer um pequeno passeio, por altura do Natal, pelas ruas do Porto, com o grupo de jovens, com o devido acompanhamento de técnicos da Casa do Caminho).
  • Colaboração dos jovens com diversos grupos paroquiais, tais como os Vicentinos, Equipa de acolhimento, Mar Solidário, Visitadores de Doentes, MEC’s, Fé e Luz.
  • Organização de um encontro de tunas universitárias, em jeito de convívio, depois do almoço N.ª Senhora do Ó;
  • Participação na iniciativa 24 horas para o Senhor: 21 de março, das 00h00 à 01h00, na IgrejaAntiga.
  • Participação na oração do Rosário: 16 maio, 18h00, na Igreja Paroquial.
  • Partilha de momentos de oração com outros grupos.
  • Participação com adolescentes e crismandos na Oração de Taizé, na Igreja das Taipas, no Porto: às quartas-feiras.
  • Colaborar com a CSVP na elaboração de marcadores batismais para oferecer às famílias pobres.
  • Organizar uma atividade de sensibilização para o cuidado do ambiente, através da limpeza dos espaços da envolventes da Igreja, do parque das Sete Bicas e de alguma zona do Parque do Carriçal (possibilidade de associar algum grupo).
  • Organizar uma festa de Carnaval.
  • Organizar uma tarde de jogos tradicionais entre netos e avós, na cripta.
  • Organizar uma sessão de cinema, para toda a família, com o pagamento de uma entrada simbólica (1€, por exemplo), para angariar fundos para a JMJ. Sugeriu-se a possibilidade de passar um filme que atraísse as famílias, como o novo filme do Rei Leão (ou outro).
  • Organizar um jantar da Francesinha.
  • Organizar caminhada a favor das obras.

RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A VIGARARIA

A Carolina e a Catarina comunicam todas as propostas que sejam sugeridas pela Vigararia e que o Grupo deve assumir. Até ao momento estão marcadas as seguintes atividades:

• Participação no Banquete jovem, jantar para todos os jovens da Vigararia, organizado pela paróquia de Matosinhos: dia 30 de novembro, às 20h00; no final, segue-se um pequeno serão sobre o batismo, com intervenção do Pe. Gonçalo e o testemunho de um jovem e de um adulto, batizados, nessa qualidade.
  • Participação no encontro “Escutar Deus na voz dos jovens”, em S. Mamede de Infesta, no dia 29 de fevereiro.
  • Organização do CaFÉ, a 18 de abril.
  • Participação na vigília de Pentecostes, no dia 30 de maio.
  • Participação na Caminhada da Fé, da região pastoral do Grande Porto, que decorrerá na Vigararia de Matosinhos, a 19 de junho.

RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A PASTORAL DIOCESANA DAJUVENTUDE

Assumir as propostas pastorais diocesanas de “dar uma dimensão iniciática, vocacional e missionária à pastoral com os adolescentes e jovens, aproveitando as propostas pastorais, no âmbito da preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude, cujo tema é: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). Para este ano 2019/2020 os jovens são convidados a acolher o desafio de Jesus ao filho único da viúva de Naim: “Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7,14 e Christus vivit, 20). No ano seguinte (2020/2021), permanecerá o imperativo de Jesus a Paulo, segundo o relato do próprio Apóstolo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (At 26,16).

Neste sentido, devem valorizar-se as iniciativas propostas pelo calendário diocesano:

ATIVIDADE

7 dez 2019

Formação para Animadores de Grupos de Jovens (Grande Porto)

19 dez 2019

Cantares Ecuménicos de Natal

22 jan 2020

Oração Taizé Taipas (Semana de Oração Unidade dos Cristãos 2020)

21-23 fev 2020

Retiro para Animadores/Coordenadores de Grupos com Jovens

04 abr 2020

Dia Diocesano da juventude 2020 (Santuário do Monte da Virgem)