Grupo de Jovens
RUMO ÀS JMJ 2022
“A próxima edição internacional da JMJ terá lugar em Lisboa, em 2022. Para esta etapa da peregrinação intercontinental dos jovens, escolhi como tema: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Nos próximos dois anos, convido-vos a meditar sobre estes trechos: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te»! (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit, 20); e «Ergue-te! Constituo-te testemunha do que acabas de ver»! (At 26, 16). Assim, também desta vez gostaria que houvesse grande harmonia entre o percurso para a JMJ em Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignoreis a voz de Deus, que vos impele a levantar-vos e a seguir os caminhos que Ele preparou para vós. Como Maria e juntamente com Ela, sede todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor. Maria levantou-se e, apressada e rapidamente, foi visitar a sua prima. Sempre prontos, sempre velozes, mas sem ansiedade! Peço-vos que rezeis por mim e agora abençoo-vos. Todos juntos, cada um na sua própria língua, mas todos juntos, recitemos a Ave-Maria: «Ave Maria...».”(Papa Francisco, Discurso, 22 de junho de 2019).
***
O nosso Grupo de Jovens, impulsionado pela iniciativa “Panamá in Douro” e com vista à próxima Jornada Mundial da Juventude está a alargar-se e a consolidar a sua constituição.
A sua formação será apoiada nalgumas propostas diocesanas e nacionais (Projeto Say Yes), que se apresentem como válidas e interessantes. Foram traçadas para este ano algumas linhas gerais de ação:
RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A PARÓQUIA
- Montar o Presépio, em colaboração com as zeladoras dos altares.
- Colaborar na divulgação do circo, a 14 de dezembro (distribuir cartazes e vender bilhetes).
- Entrar em contacto com a Casa do Caminho, por altura do Natal, para uma visita do grupo de jovens ou para outro tipo de iniciativa (sugeriu-se, embora com algumas incertezas quanto à autorização, de alguns meninos mais velhos que estão institucionalizados poderem fazer um pequeno passeio, por altura do Natal, pelas ruas do Porto, com o grupo de jovens, com o devido acompanhamento de técnicos da Casa do Caminho).
- Colaboração dos jovens com diversos grupos paroquiais, tais como os Vicentinos, Equipa de acolhimento, Mar Solidário, Visitadores de Doentes, MEC’s, Fé e Luz.
- Organização de um encontro de tunas universitárias, em jeito de convívio, depois do almoço N.ª Senhora do Ó;
- Participação na iniciativa 24 horas para o Senhor: 21 de março, das 00h00 à 01h00, na IgrejaAntiga.
- Participação na oração do Rosário: 16 maio, 18h00, na Igreja Paroquial.
- Partilha de momentos de oração com outros grupos.
- Participação com adolescentes e crismandos na Oração de Taizé, na Igreja das Taipas, no Porto: às quartas-feiras.
- Colaborar com a CSVP na elaboração de marcadores batismais para oferecer às famílias pobres.
- Organizar uma atividade de sensibilização para o cuidado do ambiente, através da limpeza dos espaços da envolventes da Igreja, do parque das Sete Bicas e de alguma zona do Parque do Carriçal (possibilidade de associar algum grupo).
- Organizar uma festa de Carnaval.
- Organizar uma tarde de jogos tradicionais entre netos e avós, na cripta.
- Organizar uma sessão de cinema, para toda a família, com o pagamento de uma entrada simbólica (1€, por exemplo), para angariar fundos para a JMJ. Sugeriu-se a possibilidade de passar um filme que atraísse as famílias, como o novo filme do Rei Leão (ou outro).
- Organizar um jantar da Francesinha.
- Organizar caminhada a favor das obras.
RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A VIGARARIA
A Carolina e a Catarina comunicam todas as propostas que sejam sugeridas pela Vigararia e que o Grupo deve assumir. Até ao momento estão marcadas as seguintes atividades:
- Participação no Banquete jovem, jantar para todos os jovens da Vigararia, organizado pela paróquia de Matosinhos: dia 30 de novembro, às 20h00; no final, segue-se um pequeno serão sobre o batismo, com intervenção do Pe. Gonçalo e o testemunho de um jovem e de um adulto, batizados, nessa qualidade.
- Participação no encontro “Escutar Deus na voz dos jovens”, em S. Mamede de Infesta, no dia 29 de fevereiro.
- Organização do CaFÉ, a 18 de abril.
- Participação na vigília de Pentecostes, no dia 30 de maio.
- Participação na Caminhada da Fé, da região pastoral do Grande Porto, que decorrerá na Vigararia de Matosinhos, a 19 de junho.
RELAÇÃO DO GRUPO DE JOVENS COM A PASTORAL DIOCESANA DAJUVENTUDE
Assumir as propostas pastorais diocesanas de “dar uma dimensão iniciática, vocacional e missionária à pastoral com os adolescentes e jovens, aproveitando as propostas pastorais, no âmbito da preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude, cujo tema é: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). Para este ano 2019/2020 os jovens são convidados a acolher o desafio de Jesus ao filho único da viúva de Naim: “Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7,14 e Christus vivit, 20). No ano seguinte (2020/2021), permanecerá o imperativo de Jesus a Paulo, segundo o relato do próprio Apóstolo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (At 26,16).
Neste sentido, devem valorizar-se as iniciativas propostas pelo calendário diocesano:
DATA |
ATIVIDADE |
7 dez 2019 |
Formação para Animadores de Grupos de Jovens (Grande Porto) |
19 dez 2019 |
Cantares Ecuménicos de Natal |
22 jan 2020 |
Oração Taizé Taipas (Semana de Oração Unidade dos Cristãos 2020) |
21-23 fev 2020 |
Retiro para Animadores/Coordenadores de Grupos com Jovens |
04 abr 2020 |
Dia Diocesano da juventude 2020 (Santuário do Monte da Virgem) |
05 abr 2020 |
Dia Mundial da Juventude 2020 (Missa de Domingo de Ramos – Sé do Porto) |
2-3 mai 2020 |
Fátima Jovem 2020 |