Preço: apenas 3 bicas. Não faltes. Digulga.
A Paróquia de Nossa Senhora da Hora
promove, no próximo dia 10 de junho, às 17h00,
um concerto, no Parque das 7 Bicas,
com a "Banda da Paróquia",
vencedora do Hino da JMJ Lisboa 2023.
A entrada no concerto tem o custo de 3 bicas.
O objetivo deste concerto visa dois propósitos:
Proporcionar a todos os jovens
do Grande Porto que vão à JMJ
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia:
vinde a nós, ficai connosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir
e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas
ou o preconceito nos tornem parciais.
“Abraça o presente da Páscoa que é Cristo vivo”! E hoje podíamos dizer: “Abraça o presente de Cristo vivo, que é o Espírito Santo, o Dom de Deus”. Chega hoje à sua plenitude o tempo de Páscoa, desde a Ressurreição de Jesus até ao Pentecostes, que hoje celebramos. De facto, o Dom pascal por excelência é o Espírito Santo. O Espírito Santo é Dom. É presente. É oferta. É o Amor do Pai e do Filho, o fruto do amor entre eles, comunicado como Dom de Deus, àqueles que acreditam.
Da Páscoa à Ascensão quarenta dias vão. E hoje, em vez de lágrimas na partida e na despedida de Jesus, fazemos Festa. Porque Ele parte para ficar e nós ficamos para partir em missão. Jesus, elevado agora aos céus, permanece vivo e presente, por meio do Espírito Santo. Cristo é o presente sempre presente. O seu modo novo de ser e de estar presente, pelo dom e pela ação do Espírito Santo, é uma presença que não limita a nossa liberdade. Pelo contrário, dá-nos espaço e faz-nos protagonistas da missão, na construção do Reino de Deus. Elevado ao céu, Jesus, em vez de ser e de estar presente apenas a uns poucos (de contemporâneos ou de conterrâneos), faz-se próximo de todos, em todos os tempos e latitudes. O Espírito Santo torna Jesus presente em nós, além das barreiras do tempo e do espaço, para fazer de nós testemunhas da verdade no amor.
Há pressa no ar, a poucos dias da Jornada Mundial da Juventude! A imagem e a mensagem escolhidas para este grande acontecimento eclesial mostram-nos a pressa de Maria, em visita à Sua prima Isabel, para um encontro que ficará marcado por aquele “abraço ao presente”, com que Deus surpreendeu duas mulheres, com o dom e a graça de uma gravidez. Essa “pressa no ar” e “em terra”, também faz parte do desejo mais íntimo da mulher grávida, enquanto espera a hora grande do parto. Deseja-se-lhe sempre «uma hora pequenina». “Que modo tão lindo de desejar a brevidade de uma dor ou de uma dúvida; apenas um medo suave ou o rangido fácil da janela que se abre à luz” (PE. JOÃO AGUIAR CAMPOS, Cochichos, 81, «Hora pequena», Ed. Diário do Minho, Braga, 2023, p. 56).
Vai longa a Páscoa do Senhor. Este é já o sexto domingo destes cinquenta dias, que são como que um só domingo.Jesus prepara-Se para partir para junto do Pai. Mas não nos deixa órfãos, nem sozinhos. Deus Pai enviou-nos o Seu Filho e agora o Pai e o Filho enviam-nos o Espírito Santo, derramado em nossos corações, para sermos habitados pelo hóspede divino.Não somos, nem estamos órfãos, também por outra razão: porque temos Mãe! Não somos órfãos porque temos Maria, a Mãe de Jesus, que nos foi dada por Ele como Mãe. Eis-nos, pois, no regaço do seu abraço. Que ela nos ajude a sermos cada vez mais dóceis ao Espírito Santo Paráclito, nosso Advogado e Consolador.
Ao longo do mês de maio,
e em pleno tempo pascal
reunimo-nos, com e como Maria,
junto dos Apóstolos e da Igreja nascente,
perseverando na Oração,
aguardando o dom do Espírito Santo.
Fá-lo-emos segundo a indicação
exposta no cartaz ao lado.
Em anexos, podem consultar
o guião e a escala de pessoas e de grupos
para a oração diária do Rosário na nossa Paróquia.