Centro Paroquial

Foi construído, em 1986, na parte traseira da Igreja Matriz, um edifício com várias divisões, designado por Centro Paroquial, para instalação dos serviços administrativos da Paróquia e de apoio aos diversos grupos pastorais.

Em 1992, sofreu novas obras de renovação e reestruturação da Igreja e deste centro paroquial anexo, cujos projeto e acompanhamento técnico foram da responsabilidade do Arquiteto Rogério Miguel Prata de Vasconcelos Castelo.

No piso térreo, para além da Cripta da Igreja (com acesso direto ao edifício paroquial), estão instalados o bar, cozinha, WC, sala do secretariado da catequese e 12 salas de catequese (salas 1 a 12), e de outros grupos paroquiais.

No segundo piso, estão instalados os serviços administrativos do cartório, uma sala de reprografia, uma sala nobre, uma sala anexa à sacristia, com a função de gabinete do pároco e um hall de acolhimento e sala de espera, 5 salas de catequese (salas 13 a 17), bem como os serviços de WC.

O edifício manifesta-se exíguo para as necessidades da Paróquia e tem sofrido pequenas obras de melhoria e adaptação, das quais se registam as seguintes:

• Em 2011, obras no gabinete do Pároco (contíguo à sacristia) e arranjo do soalho no coro alto da Igreja Paroquial.
  • Em 2013 fizeram-se obras na cozinha e bar. Nessa altura, foi criada uma da sala de informática e procedeu-se ao melhoramento e equipamento (projetores) de algumas salas no segundo piso, para facilitar o arrendamento ao Instituto do Emprego e Formação Profissional em ordem a ações de formação.
  • Em 28 de fevereiro de 2014 as salas de catequese foram equipadas com novo mobiliário.
  • Em 14 de maio de 2015, teve lugar a inauguração das obras na sala nobre (antiga capela do centro paroquial), duas salas, para o grupo de jovens nas águas-furtadas, e pequenos arranjos. O evento foi marcado pela presença de Dom António Francisco dos Santos, bispo do Porto (2014-2017) que presidiu, pela primeira vez, à Missa solene em honra de Nossa Senhora da Hora.