Diáconos

A Paróquia da Senhora da Hora conta com a colaboração de dois diáconos permanentes, ordenados a 8 de Dezembro de 2010. Eles são, na comunidade cristã, o sinal sacramental de Cristo, “que veio para servir e não para ser servido”.

A Constituição Dogmática sobre a Natureza e Missão da Igreja, do Concílio Vaticano II, refere-se aos diáconos nestes termos:

“Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos «não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério». Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da Liturgia, da palavra e da caridade.

É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura.

Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: «misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos»” (Lumen Gentium, 29).

Diácono António Benjamim Matos de Figueiredo

Nasc.: 08/Out/47 - Ord.: 08/Dez/10

Morada: Rua Bernardino Machado, 46

4460-261 SENHORA DA HORA

Tel: 229 513 626 | Telem: 917 240 653

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Diácono José António Coelho Espinha

Nasc.: 03/Abr/52 - Ord.: 08/Dez/10

Morada: Rua Monte de S. Gens, 128

4460-769 CUSTÓIAS

Tlmv.: 960 217 490

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Top
Usamos cookies para garantir uma melhor navegação no site. Ao continuar a utilizar este site, está a dar o seu consentimento. Mais detalhes…