Capela Funerária

Logo que o Sr. Padre Rosas Magalhães entrou em exercício na Paróquia da Senhora da Hora, apercebeu-se de imediato da urgente necessidade da construção de um capela, onde pudesse honrar-se condignamente os finados desta terra e deixar de se fazer na antiga capela da Senhora da Hora, que serviu durante anos de Igreja Matriz, pois não era o local mais indicado, não só por ser de um grande valor estimativo para os paroquianos mais antigos da Senhora da Hora, mas também por estar em estado lastimoso, demasiado degradada.

As obras tiveram início em 1996 e a 20 de Abril de 1997 fez-se a sua inauguração, presidida pelo Sr. Dom José Augusto Pedreira, então bispo auxiliar do Porto (actualmente Bispo de Viana do Castelo). Presentes o Presidente da Câmara de Matosinhos, o Presidente da Junta da Senhora da Hora e muitos paroquianos.

Localiza-se atrás da nova Igreja Matriz, constituída por três capelas velórias e uma capela exequial.

O seu projecto e direcção das obras foram da autoria do Arquitecto Luís Pinho Miranda, Eng. António Soares Vieira e Eng. Fernando Ramos.