Visitadores de Doentes

“Queridos doentes, vivei a vossa vida como um dom e dizei a Nossa Senhora, como os Pastorinhos, que vos quereis oferecer a Deus de todo o coração. Não vos considereis apenas recetores de solidariedade caritativa, mas senti-vos inseridos a pleno título na vida e missão da Igreja. A vossa presença silenciosa mas mais eloquente do que muitas palavras, a vossa oração, a oferta diária dos vossos sofrimentos em união com os de Jesus crucificado pela salvação do mundo, a aceitação paciente e até feliz da vossa condição são um recurso espiritual, um património para cada comunidade cristã. Não tenhais vergonha de ser um tesouro precioso da Igreja” (Papa Francisco,Alocução aos doentes, Fátima 2017).

O grupo dos Visitadores de doentes não distribui a Sagrada Comunhão, mas procura ser uma presença amiga de Cristo Bom Samaritano e uma expressão da Igreja, enquanto comunidade de amor. É uma presença, feita de proximidade e de ternura, levando uma palavra de esperança ou um gesto de conforto, sem medo de tocar a carne sofredora de Cristo, nos que mais sofrem. Os Visitadores deverão acentuar a parceria e articular a sua ação pastoral com o grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão e com os membros da Conferência Vicentina.

I. Formação

·         Três encontros de formação aberta 13 de novembro, 19 de fevereiro e 14 de maio;

·         Dia vicarial de reflexão, a 1 dezembro, na Casa Diocesana de Vilar

·         Escola Vicarial da Caridade, de inscrição livre.

·         3.º encontro de cuidadores, a 17 de junh0, na Casa Diocesana de Vilar.

II. Compromissos com a paróquia

·         Almoço de Nossa Senhora do Ó a 17 de dezembro.

·         Participar no velório dos que foram doentes visitados pelo grupo (Grupo “In Manus Tuas”).

·         Participar na iniciativa “24 horas para o Senhor”: dia 10 de março, das 14h00-15h00.

·         Participar na oração do Rosário: dia 17 de maio, às 18h00.

·         Programar em parceria com MEC’s e Vicentinos o Dia Mundial do Doente: dia 11 de fevereiro.

·         Participar nas atividades do centenário (25 de abril).

·         Participar no Dia da Comunidade (1 julho).

III. Reuniões de formação e preparação de atividades

Os Visitadores têm uma reunião mensal, por regra, aos sábados, às 16h30. Como base de reflexão para as suas reuniões têm a parte doutrinal do Plano Diocesano de Pastoral 2917/2018 (pp. 24-34)e alguns subsídios sobre a visita aos doentes.

LISTAGEM DOS VISITADORES DE DOENTES 2017/2018

Alíria de Oliveira Amorim Gomes Silva