“Vidi Aquam, Coral de Nossa Senhora da Hora”

Vidi Aquam, Coral de Nossa Senhora da Hora 2017/2018

O Vidi Aquam, Coral de Nossa Senhora da Hora apresentou-se ao público, pela primeira vez, com esta designação, no Concerto de Reis de 2017, em que se propuseram cantar com os Reis do Sonho a alegria do Natal.

Este grupo, atualmente com cerca de 43 elementos, tem as suas raízes no Coral da Bicas Senhora da Hora, Associação Cultural, fundado em janeiro de 2008, de que se desvincula e autonomiza, a partir do início do ano letivo 2016/2017.

Tem a sua sede na Paróquia da Senhora da Hora, que é a sua principal parceira cultural, mas não faz parte dos seus grupos corais, nem se confunde com eles, pois o âmbito musical (polifonia, arte sacra, música clássica, canto popular…) é mais lato que o da música litúrgica. Tem como Diretora Artística, a Maestrina Paula Ferreira. O Diácono António Benjamim Matos Figueiredo é o responsável pela Direção do Grupo e conta com o apoio do Diácono José António Coelho Espinha na tesouraria e na organização logística das suas atividades.

A escolha de um nome para o Grupo foi aprovada em reunião de confraternização de 16 de dezembro de 2016. Vidi aquam significa literalmente, “eu vi a água” e faz parte das primeiras palavras da Antífona cantada durante a aspersão da água benta, no tempo pascal, inspirada na visão do profeta Ezequiel: «Vi a água a sair do templo e todos aqueles a quem chegou esta água foram salvos» (Ez 47, 1-9.12). O nome Vidi aquam (vi a água) liga muito bem com a simbologia da água, que é uma marca de identidade da nossa terra, bem conhecida pelas suas “Sete Bicas”, donde esta brota com grande abundância. A antiga Igreja foi construída numa zona chamada «Mãe d’água» e é possível que a devoção a nossa Senhora da Hora e a posterior construção da Igreja tenha representado uma tentativa de cristianização de um primitivo culto pagão da fecundidade. Por outro lado, a Antífona Vidi aquam está associada à alegria dos batizados, à alegria pascal, à alegria da salvação. Num tempo em que somos desafiados a fazer da “alegria do Evangelho a nossa missão”, este nome é também um programa de evangelização, pela cultura, nomeadamente através do canto coral.

No presente ano pastoral deverá colaborar com a Paróquia em três concertos:

- Concerto de Reis, a 6 de janeiro, às 21h30, com convite a outros grupos.

- Concerto espiritual na conclusão da iniciativa “24 horas para o Senhor” (21h30-23h00).

- Concerto do Centenário, em colaboração com os grupos corais paroquiais e outros.

- Dinamização de um Concerto com Grupo vindo do exterior, em parceria com a Câmara de Matosinhos.

Concerto na Epifania 08-01-2017 (.pdf)

Curriculum Vidi Aquam (.doc)

Membros do Grupo Vidi Aquam 2917/2018

1.     Adriana Maria Pinto Gouveia Araújo