Mar Solidário

Mar Solidário: (R)ir na (R)onda

 

“Não é possível que a morte por enregelamento dum idoso sem abrigo não seja notícia, enquanto o é a descida de dois pontos na Bolsa (Papa Francisco, EG 53)”.“Já o disse e repito-o: uma casa para cada família. Nunca se deve esquecer que Jesus nasceu num estábulo porque não havia lugar nas estalagens, que a sua família teve que abandonar a própria casa e fugir para o Egipto, perseguida por Herodes. Hoje há tantas famílias sem casa, porque nunca a tiveram ou porque a perderam por diversos motivos (…) Hoje vivemos em cidades imensas que se mostram modernas, orgulhosas e até vaidosas. Cidades que oferecem numerosos prazeres e bem-estar para uma minoria feliz mas nega-se uma casa a milhares de vizinhos e irmãos nossos, até crianças, e chamamos-lhes, elegantemente, «pessoas sem-abrigo». É curioso como abundam os eufemismos no mundo das injustiças” (Papa Francisco, Discurso, 28.10.2014). A atenção aos sem-abrigo” é um dos exercícios da caridade, para que nos orienta o nosso Plano Diocesano de Pastoral 2016/2017 (p. 55).

 

O grupo Mar Solidário apoia oito «sem-abrigo». Formam duas equipas que, rotativamente, aos domingos à noite, vão encontro dos mais frágeis da Terra.

 

Atualmente, o grupo tem 10 membros e precisa de reforçar o número de voluntários, sendo que cada um deverá empenhar-se nessa tarefa. Querem evitar evitar o tipo de assistência «telepizza» (entrega sem mais) e irão investir ainda na procura atenta de sem-abrigo na própria Senhora da Hora.

 

Pretendem articular com a Catequese, através dos coordenadores de cada ano, a colaboração de pais e catequizandos na oferta em géneros, tais como água, salsichas, compotas/manteiga, bolachas (tipo Maria), sacos plásticos com asas (tipo Continente), sacos plásticos transparentes (de fruta/legumes), meias/cuecas, ténis…

 

Ø  Catequese da Infância e de Adultos: apoio à Conferência Vicentina e ao grupo Mar Solidário

Ø  Catequese da Adolescência e Crismandos: apoio ao grupo Mar Solidário

 

23 e 25 novembro

Catequese de Adultos

14 Janeiro

1.º / 7.º

11 fevereiro

2.º / 8.º

11 março

3.º / 9.º

1 abril

4.º / 10.º / Crismandos

13 maio

5.º / Jovens

3 julho

6.º

 

Contarão com a presença do Bispo, numa ronda aos sem-abrigo, no domingo, 26 de março.

 

Top
Usamos cookies para garantir uma melhor navegação no site. Ao continuar a utilizar este site, está a dar o seu consentimento. Mais detalhes…