Oração pelas Vocações 2024

Maria, Senhora da Visitação,

ajuda-nos a levantar, a despertar do sono,

a sair da indiferença,

a abrir as grades da prisão

em que por vezes nos encerramos.

Como Tu em relação a Isabel,

dá-nos a coragem de nos pormos a caminho,

para sermos peregrinos da esperança.

Como Tu em Nazaré,

dá-nos a serenidade para sermos construtores da paz.

Hoje, celebramos com alegria, o terceiro domingo da Páscoa e também o início da Semana de Oração pelas Vocações. Rezamos juntos por todos os chamados, por todos os peregrinos da esperança e da paz, que querem fazer a vontade de Deus, aqui e agora. É Páscoa, é tempo de nos alegrarmos, porque Jesus está Vivo e está connosco e convida-nos a deixarmo-nos encontrar por Ele, a vê-lo, a tocá-l’O, em cada situação e, a alimentarmo-nos d’Ele, na celebração desta Eucaristia. Hoje, de novo, Jesus está no meio de nós! Precede-nos e preside-nos. Tomemos consciência da Sua presença amorosa que não nos abandona e deixemo-nos contagiar pela alegria de nos sabermos amados e acompanhados por Aquele que dá a vida por todos e por cada um de nós.

Como funciona o Mercado das Sete Bocas?

Você cozinha e oferece

um bolo, uma bola, uns salgados,

uns aperitivos, umas delícias da casa…

que a Paróquia põe à venda,

no adro da Igreja.

Mais proveitosa foi para a nossa fé

a incredulidade de Tomé

do que a fé dos discípulos

que não duvidaram;

porque, enquanto ele é reconduzido à fé

porque pôde tocar,

a nossa alma põe de parte toda a dúvida

e confirma-se na fé.

Deste modo, o discípulo que duvidou e tocou,

tornou-se testemunha

da realidade da ressurreição.

Tocou e exclamou:

Meu Senhor e Meu Deus.

"Entre 14 e 21 de Abril,

decorre a semana de Oração pelas Vocações.

Assinalar a data não é só

dar importância ao assunto,

não é só reforçar a necessidade

da oração para esta causa,

mas é sobretudo um alerta

e um despertar para a realidade das vocações

na vida da Igreja e na vida de cada discípulo de Jesus,

no contexto global do projeto de Deus".

Veja aqui ou em anexos algumas

propostas e recursos pastorais.

Partilhamos convosco programa das Festas

em honra de Nossa Senhora da Hora.

A «Páscoa» muito «baixa» faz com que

a Festa da Padroeira, 40 dias depois,

seja também um pouco mais cedo.

Seguimos um guião mais ou menos idêntico

a anos anteriores, pois os recursos

ecoómicos são praticamente os mesmos.

Apela-se à participação e colaboração de todos.

Este é o Domingo da Oitava da Páscoa, o primeiro dia da semana, o dia do encontro do Ressuscitado, com a Sua Igreja reunida, como outrora no Cenáculo, na sala da Última Ceia. Este é, em algumas Igrejas, o Domingo «in albis», em que os novos batizados se apresentam com a sua veste branca, para agradecer as riquezas do Batismo com que foram purificados, da unção espiritual do Crisma com que foram ungidos e do Corpo e Sangue da Eucaristia com que foram redimidos. Este é, desde o ano 2000, o Domingo da Divina Misericórdia, que nos recorda o dom do perdão dos pecados, o dom da misericórdia divina, que brota do lado aberto de Cristo Morto e Ressuscitado e das sua santas e gloriosas chagas. Façamos das chagas canais da misericórdia. Reavivemos a graça do Batismo, invocando a bênção da água, que será depois aspergida sobre nós.

Este é o dia que Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria” (Sl 118 [117], 24). Celebramos hoje a alegria da Páscoa e a Páscoa da nossa alegria! Porque não pode haver alegria maior do que esta: Jesus de Nazaré, o Crucificado, ressuscitou! O sepulcro está aberto. O amor venceu a morte. A vida triunfou. Esta é a alegria pascal que tomou conta das mulheres, naquela primeira manhã de Páscoa e as fez correr, em visita pascal, para levar aos discípulos a inaudita notícia. Celebremos com alegria a Páscoa e a Páscoa da nossa alegria, tal como os Apóstolos, cheios de alegria, na tarde de Páscoa, quando o Senhor Jesus ressuscitado os visitou no Cenáculo. Esta é a alegria pascal, em que Jesus não nos esconde as chagas que lhe trespassaram o corpo e a alma. Mostra-as, para nos indicar que, na Páscoa, se pode abrir uma nova passagem: fazer das próprias feridas fendas de esperança, fazer das feridas canais de misericórdia, fazer das feridas furos de luz.

Pág. 1 de 73