A Vigararia de Matosinhos
retoma a proposta de um dia vicarial de reflexão
para os agentes pastorais,
nomeadamente para Catequistas, Coralistas,
Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão,
Vicentinos, Visitadores de doentes
e outros membros de grupos da pastoral sociocaritativa.
O encontro formativo terá lugar na Casa Diocesana de Vilar,
no sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 09h30 e as 16h30 aproximadamente.
Da parte da manhã será desenvolvido para todos o mesma tema:
a Carta Apostólica do Papa Francisco
sobre a formação litúrgica do Povo de Deus.

No âmbito do 45.º Encontro Diocesano de Liturgia

em Viana do Castelo, nos dias 28 e 29 de janeiro,

o nosso pároco partilhará uma conversa

com os Ministros Extraordinários da Comunhão

desenvolvendo uma reflexão pertinente,

no âmbito da JMJ, sobre o cuidado das raízes,

que são afinal tão importantes

para a vitalidade dos nossos jovens.

Em anexo, o esquema, texto completo

e apresentação em PPT desta amável “conversa”.

Mensagem do Papa às Famílias de Acolhimento no âmbito da JMJ 2023

“Não se pode falar de Jesus sem alegria,

porque a fé é uma maravilhosa história de amor a partilhar.

Testemunhar Jesus, fazer algo pelos outros em seu nome,

é dizer nas entrelinhas da vida que se recebeu um dom tão bonito

que nenhuma palavra é suficiente para o expressar.

Ao contrário, quando falta alegria, o Evangelho não passa,

pois ele – como a própria palavra o diz - é bom anúncio,

e Evangelho quer dizer bom anúncio, anúncio de alegria.

Irmãos e irmãs: desde este domingo e até ao início da Quaresma, iremos escutar, a partir do Evangelho segundo São Mateus, o chamado «Sermão da Montanha». Hoje vamos ouvir a parte mais bela e feliz deste Discurso. Jesus apresenta-nos as Bem-aventuranças! Jesus felicita-nos, pelo facto de sermos seus discípulos e porque assim o reinado do amor de Deus, pode encher de alegria o nosso coração! Ele quer-nos felizes. Que essa felicidade possa ser experimentada desde já, e aqui, no encontro com Ele, para acolhermos e testemunharmos a todos a alegria do Evangelho e a alegria de evangelizar.

A Paróquia de Nossa Senhora da Hora

organiza, em parceria com a Geostar,

uma Viagem à Irlanda e Irlanda do Norte,

de 16 a 22 de Agosto.

Anexo programa completo.

Inscrições até 31 de maio,

mas o melhor é reservarem logo que possível.

Acolha e divugue juntos dos amigos esta iniciativa.

Programa e ficha de inscrição em anexo.

Celebramos hoje o Domingo da Palavra, iniciativa pastoral querida pelo Papa Francisco. No dia 30 de setembro de 2019, o Papa Francisco fixou o III Domingo do Tempo Comum para celebrarmos o Domingo da Palavra (Motu proprio Aperuit illis, n.º 3). Fazemo-lo também, no contexto destes oito dias de oração pela unidade dos cristãos. “Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida” (Ibidem).O Papa diz-nos qual é a finalidade da celebração do Domingo da Palavra: “renovar o compromisso em favor da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu Povo” (Papa Francisco, Bula Misericordia et Misera, n.º 7).  Vamos, por isso, nesta celebração comprometer a nossa vida com esta Palavra e, à luz desta Palavra, rever toda a nossa vida. Abramos a nossa mente e o nosso coração para acolher esta Palavra, “lâmpada para os nossos passos e farol do nosso caminho” (Sl 118,105).

Celebramos hoje o 2.º Domingo do Tempo Comum. Depois das festas natalícias e da Manifestação do Senhor no seu Batismo, chegou a hora de Jesus ser apresentado por João Batista. Conhecer Jesus e dá-l’O a conhecer com mansidão é o testemunho que João nos deixa hoje. Na verdade, as imagens belas do cordeiro e da pomba sugerem-nos a mansidão, como forma de ser e como estilo de evangelização. Deixemo-nos então converter pelo Senhor, cuja força e poder Se revelam no Seu coração manso e humilde.

Pág. 1 de 83