O Dia Diocesano da Família será celebrado

Também na nossa Vigararia de Matosinhos

terá lugar uma celebração na Igreja Paroquial

do Padrão da Légua, na qual participam 44 casais

que perfazem 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio.

Bispo do Porto deixa Mensagem para este acontecimento.

“Uma expressão desta atitude do coração,

é parar a agradecer a Deus

antes e depois das refeições.

Proponho aos crentes

que retomem este hábito importante

e o vivam profundamente.

Este mo­mento da bênção da mesa,

embora muito breve,

recorda-nos que a nossa vida depende de Deus,

fortalece o nosso sentido de gratidão pelos dons da criação,

dá graças por aqueles que com o seu trabalho fornecem estes bens,

e reforça a solida­riedade com os mais necessitados”.

Papa Francisco, Laudato Sí, 227

Levanta-te. Juntos por um caminho novo! Este é o lema que nos é proposto para este novo ano pastoral, na nossa Diocese do Porto. Levanta-te... é o primeiro imperativo, porque a tentação do discípulo é acomodar-se, é sentar-se, se possível, em alguma cadeira do poder, à esquerda ou à direita de quem manda. Ora, seguir Jesus não é encontrar um estado de vida; é percorrer com Ele o Caminho do amor. Juntosporque o Senhor não nos salva sozinhos; juntos porque o Senhor nos quer “todos família, todos irmãos”. Por um caminho novo…aberto à Igreja, com o Sínodo sobre a sinodalidade. Na Sé do Porto, tem lugar, na tarde deste domingo, a celebração de abertura do caminho sinodal, a nível de cada diocese. Em cada Vigararia da nossa Diocese, tem lugar a celebração deste 20.º Dia Diocesano da Família, que a pandemia adiou para hoje. Que os casais e as famílias nos inspirem e ajudem a edificar uma Igreja, em que todos os fiéis (leigos, ministros ordenados ou religiosos) aprendam a caminhar juntos, rumo ao Pai, com Jesus no meio, sob a luz e guia do Espírito Santo.

A Igreja de Deus é convocada em Sínodo.

O caminho, intitulado

«Para uma Igreja sinodal:

comunhão, participação e missão»,

iniciou nos dias 9-10 de outubro de 2021, em Roma,

e a 17 de outubro seguinte, em cada Diocese.

Uma etapa fundamental será a celebração

da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos,

em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução,

que envolverá novamente as Igrejas particulares.

Queridas famílias:

Juntos por um caminho novo

é o lema que nos guia, neste ano pastoral.

Sejamos todos mutuamente bem-vindos.

TODOS JUNTOS

Juntos: pais e filhos, avós e netos,

família, catequese e comunidade.

Precisamos todos de uma família, de um grupo,

uma comunidade cristã que nos apoiem

e pelos quais nos ajudemos reciprocamente.

Veja aqui ou na primeira página deste site,

o vídeo de 3 minutos e 3 segundos,

com a Mensagem integral do Pároco às famílias.

Juntos por um caminho novo é o propósito e a aspiração mais profunda de quem se abeira de Jesus, porque sente que, apesar de tudo, ainda lhe falta alguma coisa para ser inteiro, para ser feliz.No seguimento de Jesus, corremos e acorremos até Ele, porque só Ele nos oferece um Caminho com saída para a vida verdadeira.Mas Jesus desafia-nos a deixarmos para trás tudo o que nos impede de seguir em frente. Há sempre uma coisa, há sempre qualquer coisa que não nos faz falta e que faz falta largar para seguir Jesus. Deixemo-nos então tocar pelo olhar de Jesus. Que a Sua Palavra atravesse, como uma espade de dois gumes, as divisões da nossa alma e opere a esclerose, a dureza e o fechamento do nosso coração. Invoquemos a Sua misericórdia.

Pág. 1 de 53