Liturgia e Homilia no XXXI Domingo Comum C 2016

A passos largos do final deste rico Ano da Misericórdia é tão bom ouvir Jesus dizer: «Hoje entrou a salvação nesta casa» (Lc 19,9). E eu digo-te: “se tiveres um peso na consciência, se sentires vergonha de tantas coisas que cometeste, para um pouco, não te assustes. Pensa que alguém te espera, porque nunca deixou de se recordar de ti; e este alguém é o teu Pai, é Deus que te espera! A exemplo de Zaqueu, também tu, sobe na árvore do desejo de ser perdoado; não ficarás dececionado. Jesus é misericordioso e nunca se cansa de perdoar” (Papa Francisco)! Corramos para Jesus e acorramos à Sua misericórdia!

Homilia no XXXI Domingo Comum C 2016*

1. Mais uma vez, um publicano! E, mais do que um publicano, é um chefe dos «publicanos», desses tão odiados cobradores de impostos! Para a multidão, é um desprezado e um «excomungado», um amigo dos ocupantes romanos, um ladrão e um explorador. Impedido de se aproximar de Jesus, provavelmente por causa da sua má fama, e dado que era pequeno de estatura, Zaqueu sobe a uma árvore para poder ver o Mestre que passa. Não quer ver apenas Jesus. Quer ver quem é Jesus. Mas, surpreendentemente, é o olhar misericordioso de Jesus, que primeiro o fixa; é Jesus que primeiro o chama pelo nome e o desafia a recebê-l’O em sua casa. E eis que este encontro inesperado de Jesus com Zaqueu muda toda a sua vida!

2. Vale a pena olhar para este grande homem, de pequena estatura, e perceber quais os obstáculos que teve de vencer, para chegar ao encontro com o Senhor!

2.1. O primeiro obstáculo é a baixa estatura: Zaqueu não conseguia ver o Mestre, porque era pequeno. Também hoje podemos correr o risco de ficar à distância de Jesus, porque não nos sentimos à altura, porque temos uma baixa opinião de nós mesmos. Esta é uma grande tentação, que não tem a ver apenas com a nossa fraca autoestima, mas diz respeito à fé. Porque a fé diz-nos que somos «filhos de Deus» (1 Jo 3,1): fomos criados à sua imagem. Esta é a nossa «estatura», esta é a nossa identidade espiritual: somos filhos amados de Deus, sempre. Deus ama-nos assim como somos, e nenhum pecado, defeito ou erro O fará mudar de ideias. Portanto, para Jesus ninguém é inferior e distante, ninguém é insignificante, mas todos somos prediletos e importantes: tu és importante! E Deus conta contigo por aquilo que és, não pelo que tens. A Seus olhos, tu vales; e o teu valor é inestimável. Lembremo-nos disto, no início de cada dia, todos os dias.

2.2. Zaqueu tinha um segundo obstáculo, no caminho do encontro com Jesus: a vergonha paralisadora. Zaqueu era uma figura pública; sabia que, tentando subir à árvore, se tornaria ridículo aos olhos de todos: ele, um líder, um homem de poder. Mas superou a vergonha, e corre, porque a atração de Jesus era nele mais forte. Aqui está também para nós o segredo da alegria do Evangelho: não deixar de procurar ver quem é Jesus, não apagar a boa curiosidade, mas ser livre, pôr-se sempre em jogo, porque a vida não se deve fechar numa gaveta. Perante Jesus, não se pode ficar sentado à espera de braços cruzados! É preciso pôr depressa os pés ao caminho!

3. Um terceiro obstáculo é a multidão murmuradora, que primeiro bloqueou Zaqueu e depois criticou Jesus. Como é difícil acolher verdadeiramente Jesus, acolher com alegria! E deixar Deus perder-se pelo perdido. Como é árduo aceitar um «Deus, rico em misericórdia» (Ef 2,4)! Naquele dia, a multidão julgou Zaqueu, mediu-o de cima a baixo; mas Jesus fez o contrário: levantou o olhar para ele. O olhar de Jesus ultrapassa os defeitos e vê a pessoa; não se detém no mal do passado, mas entrevê o bem no futuro; não se detém nas aparências, mas vê o coração.

Irmãos e irmãs: no fundo do nosso coração, ouçamos esta voz divina que nos diz: «Hoje devo ficar em tua casa», porque é lá que Jesus te quer encontrar, a partir de agora. O Senhor deseja ir a tua casa, habitar o teu coração, os teus afetos, os teus sonhos, a tua vida de cada dia. Deixa-te olhar e chamar por Ele. Acolhe-O com alegria. Ele pode mudar-te, pode transformar o teu coração e fazer da tua vida uma dádiva de amor. Jesus pode fazê-lo! Deixa-te simplesmente olhar por Jesus, que faz brilhar, na tua vida, a luz que dimana do rosto da misericórdia do Pai!

* Nota:Homilia inspirada em Papa Francisco, Homilia na JMJ Cracóvia, 31.07.2016

HOMILIA NA FESTA DO ACOLHIMENTO 1.º ANO 2016/2017

1-Bonita esta história de Zaqueu. De algum modo, todos vós sois como Zaqueu: de pequenina estatura! E todos vós vindes aqui, porque quereis o mesmo que Zaqueu: ver quem é Jesus. Não quereis apenas conhecer Jesus, de passagem, de vista… Mas quereis conhecê-l’O por dentro… de perto.

2-E Jesus recebe-vos bem, recebe-vos com alegria. No meio de uma multidão, Ele conhece o nome de cada um e chama a cada um pelo nome! Quando vós O procurais ver, já antes Ele olhou para cada um de vós. Jesus acolhe, mesmo aqueles que todos rejeitam. Jesus acolhe, com especial ternura, os mais pequeninos. E diz a cada um de vós: “N…, hoje quero ficar em tua casa”.

3-E vós sois chamados a acolher Jesus, como Zaqueu. Com alegria, com prontidão, com generosidade. Sem vergonha, sem medo. Quando rezais em casa, quando vindes à Igreja, quando estais na catequese, estais a receber Jesus em vossa casa, no vosso coração. E Jesus merece ser bem recebido. Ele sempre recebia bem as crianças, mesmo quando outros as queriam pôr de lado.

4-Queridos meninos e meninas: para ver Jesus, Zaqueu teve de subir a uma árvore. Hoje vamos entregar-vos, no momento da Comunhão, uma pequenina medalha, que tem gravada uma “árvore”, para que vos recordeis sempre que Jesus vos olha e vos acolhe com amor. Nunca vos canseis de “subir” a esta árvore, isto é, de vir a esta casa, a este templo, para o encontro com Jesus, vosso amigo. E quando chegardes a casa, a surpresa de cada encontro encha de alegria a vossa casa e torne o vosso domingo, «o dia do Senhor».