Liturgia e Homilias na Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria 2020

Celebramos, hoje, a Assunção de Nossa Senhora. A Assunção de Nossa Senhora é a Páscoa de Maria, é a festa da sua plena participação na vitória pascal do seu Filho Jesus Cristo. Maria, sempre unida ao seu Filho, na vida e até à morte, uma vez concluído o percurso da sua vida terrena, é associada à glória da ressurreição do seu Filho. Com Maria, aprendamos a glorificar o Senhor, pelas maravilhas que realiza na nossa vida e em favor do Seu Povo.

Homilia na solenidade da assunção da virgem santa maria 2020

1. A cada passo, recebo uma mensagem a pedir o meu voto para as sete maravilhas… do mundo, do país, de uma região, de uma determinada arte ou engenho. O último concurso destinava-se, por exemplo, a eleger as sete maravilhas da cultura popular! A vantagem destas iniciativas é abrir-nos os olhos para as muitas maravilhas que há à nossa volta, dentro e fora de nós, no nosso pequeno ou no nosso grande mundo. Maria, no seu Magnificat, reza e canta as maravilhas de Deus na sua vida. Ela alegra-Se e glorifica o Senhor, a sua alma rejubila por causa de Deus, por causa de tudo o que o Senhor fez n’Ela e por Ela. Maria ensina-nos, por isso, a exultar em Deus, porque Deus, autor de todos os bens, faz maravilhas na sua como na nossa vida. Este é o sentido das palavras com que Maria começa a bela oração do Magnificat: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador(Lc 1,46-47).

2. Glorificar significa exaltar uma realidade pela sua grandeza, pela sua beleza... Maria exalta a grandeza do Senhor, louva-O dizendo que Ele é verdadeiramente grande. Na vida é importante procurar grandes coisas; caso contrário, perdemo-nos atrás de tantas e pequenas coisas. Maria mostra-nos que, se quisermos uma vida que seja feliz, teremos de colocar Deus em primeiro lugar, porque só Ele é grande. Quantas vezes, pelo contrário, vivemos no encalço de coisas de pouca importância: preconceitos, rancores, rivalidades, invejas, ilusões, bens materiais supérfluos... Como sabemos, há muita mesquinhez na nossa vida! Hoje, Maria convida-nos a elevar o olhar para as «maravilhas» que o Senhor realizou n’Ela. Olhando para Maria, podemos reconhecer n’Ela, pelo menos, estas sete maravilhas:

- 1.ª maravilha: a sua Imaculada Conceição: Maria, escolhida por Deus para ser a Mãe de Seu Filho, é concebida sem sombra de pecado. N’Ela Deus começa, de raiz, a obra da nossa salvação.

- 2.ª maravilha: a sua fé inabalável na Palavra de Deus. Pelo seu «sim», Maria fia-Se e confia-Se, sem reservas, à vontade de Deus, numa fidelidade sem quebra e sem prazo.

- 3.ª maravilha: a prontidão da sua caridade. Inflamada pela caridade divina, Maria vai, a toda a pressa, ao encontro de sua prima Isabel, para partilhar o dom que a move e comove, na alegria do serviço doméstico.

- 4.ª maravilha: no grupo das sete, esta está no coração de todas: é o dom da sua maternidade divina. Sem dúvida, este é o seu grande título de glória. Maria é bendita pelo fruto do seu ventre: Jesus. Ela é a Santa Mãe de Deus.

- 5.ª maravilha: a sua humildade. O Senhor olhou para a sua humilde serva e não Lhe resistiu, porque a humildade abre à ação de Deus um caminho sem escolhos.

- 6.ª maravilha: a sua memória prodigiosa. Maria guarda todas as palavras, todas as coisas em seu coração, tornando-Se a fiel depositária das maravilhas de Deus.

- 7.ª maravilha: a sua assunção gloriosa. Pequena e humilde, primeira criatura elevada ao Céu, assumida na glória de seu Filho Ressuscitado. Na sua Páscoa gloriosa, vemos já a nossa meta: o Céu. Ela está à porta do Céu, à nossa espera, porque é a nossa Mãe.

3. Com Maria, aprendamos também nós a glorificar o Senhor, pelas maravilhas que Deus opera na nossa vida. Com Maria, aprendamos a ver e a viver tais maravilhas, sempre a partir do Alto, porque não somos feitos para as pequenas satisfações do mundo, mas para as grandes alegrias do Céu!

Deixo-te então um desafio para este dia, para este tempo a(o)gosto de Deus: abre um concurso, dentro do teu coração. Vamos lá descobrir as sete maravilhas de Deus na tua vida! Escreve-as e descreve-as. E, por cada uma delas, alegra-te, reza, agradece e glorifica o Senhor!