Liturgia e Homilia no IV Domingo Comum A 2017

Jesus apresenta-nos as bem-aventuranças! Jesus felicita-nos, pelo facto de sermos seus discípulos e porque assim o reinado do amor de Deus, pode encher de alegria o nosso coração!

Homilia no IV Domingo Comum A 2017

1.A gente ouve estas oito loucuras e fica a pensar se Nosso Senhor estava mesmo bom da cabeça! Ou, se pelo menos, Ele teria bem a ideia de que estas bem-aventuranças haviam de ser proclamadas no século XXI?! Não serão vertigens, que O estão a apanhar, uma vez que está a falar lá do alto da montanha? Que ar Lhe deu, para Se pôr ali a felicitar os pobres e feridos da vida?! Com um programa de felicidade, arrasado em lágrimas, quem pensa afinal Jesus que O poderá seguir? Perante a escalada, alguns até julgarão que o Mestre é mais um vendedor de ilusões, a enganar os pobrezinhos da Terra com promessas do Céu! Mas não.

2.Ao proclamar as bem-aventuranças, Jesus pinta o seu próprio retrato. Ele é o verdadeiro pobre, que não tem onde reclinar a cabeça. Ele é o verdadeiro manso e humilde de coração. Ele é o porto de abrigo de todos os cansados. Ele é o verdadeiro puro de coração, que contempla a Deus, sem cessar! E esse é o caminho da felicidade que Jesus propõe aos discípulos. Por isso, as bem-aventuranças são também uma espécie de retrato robô do discípulo! De modo que, pintando Jesus o seu retrato, e delineando-nos o nosso, diríamos que as bem-aventuranças mais parecem uma selfie de Jesus com os discípulos. E estão a imaginar naquela selfie, quantos rostos felizes, quanta alegria do coração, sem flash, nem photoshop, nem efeitos especiais?!

3.Na verdade, quando Jesus ganha raízes no nosso coração, não há vento nem tempestade, não há dor nem tristeza, que nos arranque do peito esta alegria. “A sociedade técnica teve a possibilidade de multiplicar ocasiões de prazer; no entanto tem dificuldades em engendrar a alegria” (EG 7).Por isso, voltemos, às bem-aventuranças e tornemo-nos pioneiros deste novo caminho:

Nota: pode iniciar-se aqui um diálogo entre a proclamação de cada bem-aventurança pelo monitor e a sua atualização feita pelo presidente.

1.Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus!

1.1.Felizes os que têm o coração livre, de mãos estendidas, tão prontas para dar, como para receber do seu irmão!

2.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

2.1.Felizes os que têm as lentes do coração à tona dos olhos, para chorar com quem chora o pranto ou o riso do seu irmão!

3.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

3.1.Felizes os que sabem pôr doçura na amargura e ternura na ira do seu irmão.

4.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.4.1.Felizes aqueles a quem amargam o pão e o vinho, que faltam na mesa do seu irmão!

5.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

5.1.Felizes os que fazem das tripas coração e tomam como sua a miséria do seu irmão.

6.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus!

6.1.Felizes os que que veem, com o coração, a imagem de Deus, ainda que desfigurada, no rosto do seu irmão!

7.Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus!

7.1.Felizes os que constroem pontes, com as mãos pacientes do artesão!

8.Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus!

8.1.Felizes os que não se deixam corromper por nenhuma promessa ou ilusão. Porque conhecem aquela alegria que não se compra, nem se vende por um milhão!

Felizes sereis. Felizes sois, já e por que não? Porque a alegria mora ali, onde está Cristo vivo no teu coração. Ali mesmo, renascerás como irmão!