Liturgia e Homilias no 3.º Domingo do Advento A 2022

Alegrai-vos, sempre no Senhor. Exultai de alegria. O Senhor está perto. Tão perto e tão próximo, tão discreto e tão humilde, tão simples e tão nosso, que até podemos nem dar pela Sua presença e pela sua ação salvadora no meio de nós. João Batista está escandalizado, sente-se defraudado com a pequenez e a humildade do Messias, que não exibe a força da imagem ou do poder, para nos convencer ou converter. Precisamos, por isso, como ele, de redescobrir o presente de Deus, nos dons de cada dia, nos sinais mais humildes: há os que passam a ver a vida com outros olhos, há os que se erguem e levantam do chão, há os pobres felizes a quem é anunciada a Boa Nova. O Messias está aí. O Presente vem a caminho. Vale a pena arriscar.

Homilia no 3.º Domingo do Advento A 2022

O presente vem a caminho. Vale a pena arriscares!

Confesso que, entre todas as palavras da Palavra deste Domingo, aquela que mais me impressiona hoje é a advertência de São Tiago: “não vos queixeis uns dos outros” (Tg 5,9). Na verdade, as lamentações deixam-nos presos às saudades de um passado que não volta ou às ilusões de um futuro que nunca chegará. Por isso, cuidemos por não dar lugar à amargura, ao pessimismo, aos pensamentos tristes que se apoderam de nós e alimentam a impaciência, a vitimização, a lamentação, a crítica, a culpa alheia, fazendo de nós pessoas nervosas, desconfiadas, lamurientas, que passam a vida a chorar as perdas do passado, a queixar-se daquilo que a vida não deu nem dará. Em contraposição a esta falsa esperança, passiva, ilusória e mal-humorada, vivamos estas três atitudes fundamentais: abraçar o presente, arriscar o futuro, alegrar-se sempre no Senhor.

1. Abraça o presente! Concentra-te no teu aqui e agora, porque o sítio onde estás e o tempo que vives são os lugares da graça. Não são as maravilhas do passado nem as fantasias do futuro. Enquanto lutas por realizar os teus sonhos, vive plenamente o dia de hoje, numa entrega total e cheia de amor, em cada momento. Não há abraço ao presente sem braços diligentes, sem mãos à obra!  Abre os olhos e pára, a fim de viveres com gratidão, cada um dos pequenos presentes da vida. Como poderás tu esperar os dons futuros se desprezas os presentes de Deus hoje? Não esperes outro Messias, não esperes sinais espetaculares. Em todos os dons, sobretudo nos mais discretos e humildes, manifesta-Se a presença do Senhor. Em todos esses presentes, abraça o presente!

2. Arrisca o futuro! Os dons de Deus são interativos e, por isso, para os desfrutar, para os fazer frutificar, é preciso pores-te em campo, arriscares. Um amor decidido e generoso é sempre capaz de arriscar o futuro. Tem, por isso, a coragem das escolhas decisivas e definitivas; não esperes por uma lotaria, não esperes por reunir todas as condições e ter todas as garantias, para arriscares uma decisão! O amor que se dá e arrisca, muitas vezes erra.Não tenhas medo de arriscar e de cometer erros. Tem medo, sim, de viveres paralisado, como um morto em pé.  Levanta-te, lança fora os medos que te paralisam, para não ficares reduzido a uma múmia, a um reformado antecipado, a um carro estacionado. Ainda que erres, poderás sempre levantar a cabeça e recomeçar! Com Jesus, há sempre a possibilidade de recomeçar. Poderás talvez pensar: Tenho esta situação, este problema, este passado que me envergonha. Mas Deus está aí. Jesus está a teu lado, com Ele podes sempre recomeçar. Dá um passo adiante. Não temas. Tem coragem. Arrisca o futuro!

3. Alegra-te no Senhor!Esta é a nossa alegria: o Senhor. Prefere sempre a alegria ao lamento e ao ressentimento. A alegria no Senhor não é uma alegria fácil, tola, como aquela que o mundo às vezes te oferece, iludindo-te com fogos de artifício; esta alegria não está ligada a riquezas nem a seguranças; nem sequer está ligada à ilusão de que tudo te correrá sempre bem na vida. Não. A alegria cristã está unida a uma experiência de paz, que permanecerá no teu coração, como um feixe de luz que ilumina o rosto, como uma secreta mas firme confiança mesmo no meio das piores angústias, mesmo quando és atingido por dificuldades e aflições, porque então saberás que não estás sozinho, mas acompanhado por um Deus que não fica indiferente à tua sorte. Ele vem salvar-te. Vê bem: quando o mar está agitado, à superfície ele é tempestuoso, mas, lá no fundo, o mar permanece calmo e tranquilo. Assim é a alegria cristã. Esta alegria vem-te da certeza de saberes que, em tudo e apesar de tudo, és amado, esperado, querido e abraçado por Cristo. Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria (cf. EG 1; 6). Alegra-te sempre no Senhor (Fl 4,4-5)!

Irmão, irmã: o Senhor está próximo! Abraça o presente deste Natal que é Cristo vivo! O Presente vem já a caminho! Vale a pena arriscares, para O receberes neste Natal, com renovada alegria!