Liturgia e Homilias no XXVII Domingo Comum C 2019

“Senhor, aumenta a nossa fé”(Lc 17,5). Reza assim, quem sabe que a fé é um dom e não uma conquista superior da força, do poder ou da inteligência. Suplica assim, quem se sente pequenino, guardião da semente da fé, e não se arvora em seu dono e senhor. Pede assim, quem sabe que a fé, recebida no Batismo, precisa de ser acolhida com humildade e alimentada com o pão de cada dia, da oração, do serviço, da Eucaristia. Invoca assim, quem sabe que a fé é sempre “nossa” e, por isso, não se pode crer sozinho.

Homilia no XXVII Domingo Comum C 2019

Estamos a viver este mês missionário extraordinário, prestes a concluir o Ano Missionário. Perante a urgência da missão, ressoa no nosso coração o pedido humilde dos Apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé”(Lc 17,5). São Paulo deixa três recomendações práticas a Timóteo, que podemos retomar como meios para aumentar em nós a fé e, deste modo, fazê-la despertar e contagiar nos outros [1].

1 – Reanima o dom de Deus!Este mês missionário extraordinário quer ser uma sacudidela,que nos provoca a ser ativos no bem. «É bem não fazer mal. Mas é mal não fazer o bem» (Santo Alberto Hurtado). Tal é o pecado de omissão. E isto pode ser o pecado de uma vida inteira, porque recebemos a vida, não para a enterrar, mas para a pôr em jogo; não para a reter, mas para a dar. O segredo para possuir a vida ou a fé é doá-la. A omissão é o contrário da missão! Pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando, em vez de espalhar a alegria, nos fazemos vítimas, pensando que ninguém nos ama nem compreende. Pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando cedemos à resignação: «Não consigo fazer isto, não sou capaz». Pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando continuamos a dizer que está tudo mal, no mundo e na Igreja. Pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando nos tornamos escravos dos medos que imobilizam; pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando nos deixamos paralisar pelo «fez-se sempre assim». E pecamos por omissão, isto é, contra a missão, quando vivemos a vida como um peso e não como um dom; quando, no centro, estamos nós, com as nossas fadigas, e não os irmãos e irmãs que esperam por ser amados. Este pecado da omissão tem muitas vezes o nome de timidez ou de vergonha! Por isso, São Paulo lança-te um outro desafio:

2 – Não te envergonhes de dar testemunho! “O testemunho da vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão” (Red. Miss., n.º 42)e, em muitos casos, é a única forma de evangelização.Faz-te, pois,missionário, vivendo como testemunhada fé. Anuncia com a vida, porque éa tua vida que falado Senhor. Vive espalhando a paz e a alegria, amando a todos, incluindo os inimigos, por amor de Jesus. Comopoderiasocultar aos outros a alegria de seres filho de Deus, a certeza de seres sempre amadoe precioso aos olhos de Deus? Este éo anúncio,em carne viva, que muitas pessoas esperam de ti! E é tua responsabilidade levá-loaos outros. Neste mês, interroga-te: Como é o meu testemunho?Serias capaz de ir até ao sangue, no teu testemunho de fé?Eis porque São Paulo te deixa um último desafio:

3 – Sofre comigo apoiado no poder de Deus! O Senhor chama-te também a ti. Chama-te a ti, pai e mãe de família; a ti, jovem, que sonhas com grandes coisas; a ti, que trabalhas numa fábrica, numa loja, num banco, num restaurante; a ti, que estás sem trabalho; a ti, que estás numa cama de hospital... O Senhor pede que te faças dom no lugar onde estás, assim como estás, com quem está ao teu lado; que não te limites a sofrer a vida, mas que a dês; que não te limites a chorar os teus infortúnios, mas deixa-te levar e lavar pelas lágrimas de quem sofre. Coragem! O Senhor espera muito de ti!

São Paulo deixa-te, por fim, uma palavra de consolação. O Senhor não te deixará sozinho. O Espírito Santo chegou antes de ti, para te preparar o caminho. Aonde fores, tu irás com o auxílio do Espírito Santo, que habita em ti e que nos habita e nos habilita a todos. O protagonista da missão é o Espírito Santo! Por isso, querido batizado, querida batizada: és enviado, és enviada. Vai! Sai! Coragem, irmão e irmã! Coragem, Paróquia de Nossa Senhora da Hora: aumenta a tua fé, na alegria do Evangelho e no dom da missão! Porque “é dando a fé que ela se fortalece” (São João Paulo II, Red. Miss., n.º 2).

[1]Seguimos, bem de perto, a Homilia do Papa Francisco, na Oração de Vésperas, no início do Outubro Missionário Extraordinário, 1.10.2019.