Liturgia e Homilias na Festa da Transfiguração do Senhor A 2017

Celebramos hoje a Festa da Transfiguração do Senhor, neste dia 6 de agosto, que é também o primeiro domingo deste mês, por excelência, o mês das férias. Que a celebração desta Eucaristia, penhor da futura glória, favoreça o encontro com esta presença transformadora, até alcançarmos a imagem de Cristo glorioso.

Homilia na Festa da Transfiguração do Senhor A 2017

1.O mistério luminoso da Transfiguração do Senhor vem mesmo a calhar! Fala-nos de uma escalada para um lugar retirado num alto monte, de uma pausa silenciosa e sem palavras, de um tempo a céu aberto, de três tendas prontas para o repouso, e sobretudo, enche-nos da beleza da luz divina que dimana do rosto de Cristo, ao mesmo tempo, doloroso e glorioso! E todos nós gostaríamos de entrar nesta cena, de fazermos a experiência daquela beleza, que deixou Pedro tão extasiado, a ponto de ser tentado a ficar ali: «Que bom é estarmos aqui». E que bom é não fazermos nada, ficarmos apenas presos ao olhar de Jesus sobre nós, sem mais nada que nos possa distrair d’Ele.

2.No contacto com a natureza, no monte ou no mar, no segredo do quarto ou no interior de uma igreja, na escuta da Palavra e na celebração da Eucaristia, somos chamados a transfigurar, na luz de Cristo, o nosso rosto, enrugado e cansado, depois de um ano de trabalho. Que este tempo de férias não se esgote na busca do bronze à flor da pele, que logo desaparecerá. Nestes meses de verão procuremos um pouco de repouso, em relação a tudo aquilo que cansa o nosso corpo, mas não esqueçamos de encontrar o repouso verdadeiro do nosso coração, no Senhor. Ele é o verdadeiro repouso que procuramos!

3.Procuremos então viajar na companhia de Jesus, para fazermos a experiência deste encontro transformador com o Senhor, não para resolver magicamente os nossos problemas, mas para nos tornar mais fortes em relação a eles! Subamos, pois, com Jesus, à montanha santa da oração, dêmos-Lhe todo o tempo do mundo, num diálogo confiante e pessoal; familiarizemo-nos com a Sua Palavra, saciemo-nos com o Seu Pão de vida, e então seremos amados, consolados e transfigurados pela luz divina do Seu amor.