Liturgia e Homilia na Solenidade da Epifania do Senhor | 2.1.2022

Pés ao caminho. Juntos pelo Natal.Esta deve ter sido a máxima dos Magos, ao partirem do Oriente, em busca do Salvador, guiados por uma estrela. A luz do Natal brilha em Belém, para os judeus que esperavam o Messias, mas chega muito mais longe, vai mais além, até aos confins da Terra, tornando-se Cristo, verdadeira luz dos povos. A Epifania, a festa da manifestação do Senhor aos gentios, é o Natal em grande, o Natal à escala universal. Nós que pusemos pés ao caminho, entrámos no ano novo, de sapatos novos, queremos hoje dar brilho aos sapatos, o mesmo é dizer, queremos que se acenda uma luz nos passos do nosso caminho, para que esta luz resplandeça sobre todos os que procuram o rosto do Senhor.

Homilia na Solenidade da Epifania do Senhor | 2.1.2022

1. Pés ao caminho. Juntos pelo Natal. Este é o propósito dos Magos, ao partir do Oriente, caminhando juntos, em busca do Rei dos judeus. O brilho da Estrela, que movia os seus pés, refletia-se nos seus sapatos, apesar das poeiras do caminho. De vez em quando, um Mago dizia ao outro: Dá brilho aos teus sapatos, para entrares dignamente no Palácio de Belém! E outro Mago, de olhos bem fixos na Estrela, que a todos guiava, pediria simplesmente: Senhor Jesus, Deus Menino, brilhe a Tua luz nos passos do nosso caminho. Neste sentido, os Magos, peregrinos, ensinam-nos a caminharmos juntos, na busca do Senhor e a segui-l’O por um caminho novo!

2. Levantar-se e pôr pés a caminho não é fácil. Vejamos Herodes, fechado no seu palácio e, com ele, toda a Jerusalém (Mt 2,3):estão cheios de medo das coisas novas e das surpresas de Deus. Preferem que tudo permaneça como antes; seguem o cómodo critério do foi ou do «fez-se sempre assim». Imobilizados pelo medo da mudança e da novidade fecham-se no seu mundo. Mais subtil é a tentação dos sacerdotes e escribas: conhecem o lugar exato onde havia de nascer o Messias e indicam-no a Herodes, mas não dão um passo, não mexem uma palha. Esta é a tentação de quem é crente há muito tempo: falar sobre as coisas da fé como de algo já conhecido, mas sem se comprometer pessoalmente com o Senhor. Falar, mas não rezar; lastimar-se, mas não fazer nada por mudar. Pelo contrário, os Magos falam pouco e caminham muito. Os Magos põem-se juntos a caminho, num movimento intenso de procura da Luz. E, neste caminho de procura, sabem escutar com humildade a voz silenciosa de Deus na criação e na Palavra das Escrituras; sabem fazer orelhas moucas à voz enganadora de Herodes e distinguir entre a voz ambígua dos sacerdotes e a voz íntima de Deus; sabem deixar-se guiar e iluminar, para encontrarem juntos a Luz do mundo. E, tendo encontrado em Jesus tal Luz, sabem acolhê-la e resplandecê-la. Sabem que é preciso regressar por um caminho novo.

3. Irmão, irmã: neste novo ano de 2022, prossegue o processo sinodal nas nossas comunidades. Aprendamos dos Magos a caminharmos juntos, a procurarmos juntos o caminho a seguir, a perguntarmos e a escutarmos, para discernirmos juntos o que o Espírito Santo diz à nossa Igreja. Deixemos que os Magos, neste seu caminhar juntos, nesta procura do bem, do belo, do verdadeiro, de Deus, nos sirvam de modelo para o diálogo com outros crentes, com outras culturas, com os não crentes e com todas as pessoas de boa vontade. Não deixemos que a pandemia nos imobilize e deixe ficar tudo na mesma, no princípio ou a meio deste caminho. Sempre que o desânimo, o cansaço e as divisões, no caminho sinodal, nos tentarem a desistir, dêmos brilho aos nossos sapatos, com esta divisa pastoral tão nossa e tão atual: Levanta-te. Juntos por um caminho novo.

4. Na linguagem do profeta Isaías, este imperativo levanta-te está colado a outro:resplandece. Dizia assim: Levanta-te e resplandece (Is 60,1). Diríamos na linguagem da nossa caminhada: Pés ao caminho. Dá brilho aos teus sapatos, para que estes sejam bons refletores dos passos a seguir, para quem deseja, com a tua ajuda, encontrar a Luz de Cristo, sobretudo quando o seu caminho se faz pela noite escura. Dá brilho aos teus sapatos, quer dizer, acende uma luz nos passos do teu caminho, mas não caias na tentação de quereres brilhar com luz própria. Tal como a Lua reflete a luz que recebe do Sol, também tu deves fazer brilhar a luz que recebes de Cristo. Se a Luz amável de Cristo resplandece no amor humilde, também tu, com a pequenina luz acesa dentro de ti, desde o teu Batismo, podes e deves servir de estrela a quem deseja encontrar a estrada que conduz a Cristo. Deste modo, seguindo a tua pequenina luz procura e encontra a grande Luz, que é Jesus.

Por isso e para isso, querido irmão, querida irmã: dá brilho aos teus sapatos. E pés ao caminho. Juntos pelo Natal, que hoje celebramos verdadeiramente à escala universal.