Liturgia da Solenidade do Natal do Senhor 2022

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo. Com este desafio, chegámos depressa e com a pressa de Maria e dos Pastores a esta celebração anual do Natal do Senhor. Não para fazer de conta que o Menino Jesus nasce, por magia, neste dia 25 de dezembro. Não sequer é nosso propósito, fazer uma festa de anos ao Menino, a troco de um conto de meninos que, por sinal, parece ter envelhecido e ganhou barbas brancas na figura do Pai Natal. Não. Não é esse o nosso Natal. Nós celebramos o Natal de Jesus, em cada ano, porque tal acontecimento inaudito, pelo qual Deus veio até nós e assumiu a nossa humanidade, não pertence ao passado. Tem lugar no hoje e no aqui da nossa vida. Não é mais um aniversário que se repete. É um acontecimento que se renova em cada pessoa, que vem a este mundo, criada à imagem e semelhança de Deus, e por isso, capaz de amar e digna de ser amada, de ser abraçada pelo Seu amor.

Homilia na Solenidade do Natal do Senhor 2022

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo! Abraça este Deus que te abraça, ao tornar-Se pessoa humana, como tu, no Menino de Belém, o Filho de Deus, que a todos nos faz irmãos. É Ele o grande dom, o eterno presente de Deus, para ti e para a Humanidade inteira. Um presente sem prazo de validade. Um presente para a vida toda. Celebrares o Natal é deixares que este acontecimento, pelo qual O Verbo Se fez carne e habitou entre nós, encarne na tua forma de pensar, de sentir, de viver e de habitar o mundo, ao jeito de Cristo. Abraça-O, deixando-te abraçar por Ele, no abraço dos mais pequeninos, pobres e frágeis. Neles, abraça o presente de Natal. É Cristo vivo!

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo! Abraça este Deus que te abraça, ao vir a este mundo para conhecer, na carne humana, as tuas dores e alegrias, os teus sofrimentos e esperanças. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13,8). Celebra então o Natal, não em memória de um nascimento passado, mas como acontecimento que torna presente hoje o grande presente de Deus à humanidade, na Pessoa de Cristo vivo! Não há outro Presente, tão presente ao teu presente, como Ele. Abraça-O, deixando-te abraçar por Ele, no abraço desejado dos mais sós, dos doentes, dos idosos, dos abandonados e esquecidos, das vítimas de um falso ‘progresso’ sem rosto humano. Neles, abraça o presente de Natal. É Cristo vivo!

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo! Abraça este Deus que te abraça, nas tuas lutas e conflitos, nos teus fracassos e sonhos, nas tuas ânsias de amor, de alegria e de paz. Ele é o Príncipe da Paz. Da Paz que tem a forma de um simples abraço. Celebra então o Natal como acontecimento único que tem lugar hoje, no teu coração e que se quer renovar em ti. Este inaudito acontecimento, de há cerca 2022 anos, está ainda por se cumprir em tantos espaços e tempos da tua vida, precisamente naqueles onde a tua desumanidade desfigura a imagem de Deus feito Homem. É em ti, é na tua vida, que Cristo vivo quer hoje nascer, para te fazer renascer, como filho de Deus, como irmão de todos. O Natal afirma o teu lado humano, como a outra face do rosto divino do Menino Deus.  Abraça-O, deixando-te abraçar por Ele, no abraço querido dos que vivem contigo e mais perto de ti, em tua casa, no teu trabalho, na tua escola, na tua paróquia, na tua terra. Neles, abraça o presente de Natal. É Cristo vivo!

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo.  E Cristo vivo é o rosto de Jesus, que o Papa propõe aos jovens, que O irão acolher de braços abertos na próxima Jornada Mundial da Juventude. Para lá caminhemos juntos, com a pressa dos jovens. Há pressa no ar! É a pressa do mensageiro que corre sobre os montes, porque anuncia a paz e traz a Boa Nova da salvação (cf. Is 52,7); é a pressa de Maria, em visita à prima, pois não podia guardar só para si o divino Presente que recebera (Lc 1,39); é a pressa dos Pastores dos campos de Belém, para ver e saudar o Salvador, acabado de nascer (Lc 2, 16); é a pressa de Jesus, que nos quer à mesa com Ele, para que a salvação de Deus entre em nossa casa (Lc 19,5); é, enfim, a pressa do Amado, que o amor faz correr sem se cansar (Ct 2,8). É a boa pressa dos jovens, que não nos deixam acomodar. Peço-te, especialmente a ti, que és jovem e sabes dizer e multiplicar esta mensagem do Natal em língua digital: dá-me e recebe um abraço meu; sê mensageiro deste abraço de Natal, junto dos teus pais, avós e bisavós, irmãos, familiares e amigos. Neles abraço eu, abraças tu, o presente de Natal. É Cristo vivo!

Abraça o presente de Natal. É Cristo vivo. Querido irmão, querida irmã: o abraço de Deus, nos braços abertos d’Aquele Menino, que está no Presépio, só espera hoje pelo teu abraço, para que o seu Natal aconteça e seja Presente na tua vida. Neste mistério da admirável permuta de dons, abraça o presente de Natal. É Cristo vivo. Deixa-te abraçar por Ele.