Liturgia e Homilias no XXXIV Domingo Comum C 2022

Abraça o presente. O presente é Cristo vivo. Do alto da Cruz, Ele oferece-nos de presente e já hoje um presente sem prazo de validade: a vida eterna. Do alto da Cruz, Ele confia-nos como presente o Seu Reino. E, junto à Cruz, no discípulo amado, o mais novo, podemos ver a imagem de cada jovem, os jovens do mundo inteiro, que são o agora de Deus. Abracemos estes belos presentes, nesta Solenidade de Cristo Rei, que o Papa Francisco quer que seja celebrado também como Dia Mundial da Juventude. Preparemo-nos para acolher a grandeza e a beleza dos presentes de Deus, nesta Eucaristia em que Jesus Se faz dom e Se faz presente no meio de nós.

HOMILIA NA SOLENIDADE DE CRISTO REI E SENHOR DO UNIVERSO C 2022

1.  Abraça o presente, hoje. Porque «hoje mesmo estarás comigo no Paraíso»! O abraço de Cristo na Cruz, a quem se deixa olhar, tocar, salvar e abraçar por Ele, não oferece de presente apenas uma palavra consoladora, um remédio de eterna juventude, uma luz de esperança. Rei na Cruz, Jesus oferece-nos nada menos e nada mais que a participação na Sua realeza, a comunhão com Ele, a vida eterna, o Paraíso. Sim. Ele é o Messias esperado, que realiza a promessa da vida verdadeira, da vida eterna. Jesus não vem a este mundo, para nos dar mais anos de vida ou uma esperança confinada ao tempo presente. Ele veio para nos reconduzir ao Pai, para nos introduzir na própria vida divina, para nos atirar para os braços do Pai, para nos envolver no abraço de Deus. Ele veio, para que tivéssemos acesso à vida plena, à vida em abundância, à vida maior. Não tenhamos medo de o dizer assim: Ele veio para nos devolver o Paraíso, para nos devolver ao Paraíso. Este é o seu maior presente.

2. Neste dia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e neste Dia Mundial da Juventude, com o presente da vida eterna, abracemos ainda dois presentes muito especiais: o Reino de Deus e os jovens a caminho da JMJ.

2.1. Abraça o presente do Reino de Deus. O Reino de Deus vem hoje, aqui e agora, com Jesus na tua vida. Ele confia-te o seu Reino, entrega-te este mundo para o transformares à imagem dos novos céus e da nova terra. O Seu Reino acontece, não aqui ou acolá, mas onde Ele reina e o Seu amor te alcança. O Seu Reino é um presente, que és chamado a abraçar, com força dos braços e a ternura dos abraços!

2.2. Abraça os jovens, que são o agora de Deus e com eles abraça o presente da JMJ 2023. Neste Dia Mundial da Juventude, não podemos deixar de olhar para os jovens e agradecê-los a Deus. Os jovens não são o futuro, mas são o agora, o hoje de Deus. Eles são dom, prenda, bênção, dádiva, para a renovação da Igreja e para a transformação do mundo. Há tantos jovens que estão entre nós e tantos jovens que virão até nós, por ocasião da JMJ. Deixemos que sejam eles os inspiradores, os autores e os protagonistas da mudança que desejamos, do Reino que construímos. Acolhamos o presente da JMJ 2023, como uma oportunidade única, aqui e agora, na nossa terra, no nosso tempo, para um encontro com Cristo vivo. “Ele é a mais formosa juventude deste mundo. Tudo aquilo que Ele toca torna-se jovem, faz-se novo, enche-se de vida” (Christus vivit).  Abraçar o presente da JMJ até pode significar oferecer a um jovem de presente o valor da inscrição ou parte desse valor, para que ele viva uma experiência que marcará positivamente e para sempre a sua vida.

3. A todos, deixo este desafio de abraçar o presente: “Acolhei a Cristo! Recebei-O como Rei nas vossas vidas! Ele é um Rei que veio para salvar! Sem ele não há verdadeira paz, não há verdadeira reconciliação interior e não há verdadeira reconciliação com os outros homens! Sem Ele e sem o seu Reino, até mesmo a sociedade perde a sua face humana. Sem o Reino de Cristo, desaparecem toda a verdadeira fraternidade e toda a autêntica proximidade com aqueles que sofrem” (DLFV, Orientações pastorais para a celebração do DMJ nas Igrejas particulares, 22.04.2021).

Irmão, irmã: Abraça o presente, abraça Cristo vivo, abraça o Seu Reino, abraça os jovens e a JMJ, para que se torne possível a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço de uma nova fraternidade, que faça o Céu descer à Terra e esta Terra chegar ao Céu!