Liturgia e Homilias na Solenidade da Epifania do Senhor 2019

Hoje celebramos a Epifania do Senhor, a Sua manifestação a uns Magos vindos do Oriente, em busca do Salvador! Os Magos representam as pessoas dos quatro cantos da Terra, que andam à procura de Deus e são acolhidas na Sua casa. No Presépio, diante da presença de Jesus, já não há qualquer divisão de raça, língua e cultura: naquele Menino toda a humanidade encontra a sua unidade, a sua luz, a sua paz. Agora sim, com judeus e pagãos, o povo eleito e todos os povos da Terra, o Presépio torna-se lugar de encontro para todos.

Homilia na Solenidade da Epifania 2019

1. O Presépio, lugar de encontro para todos! Ao abrir a porta a uns Magos vindos do Oriente, o Presépio torna-se, a olhos vistos, lugar de encontro para todos. O Menino de Belém, Deus feito Homem, que resplandece de Luz, na fraqueza da carne humana, permite a todos chegarem até Ele. Quantos andam à procura de Deus podem encontrar-se com Ele, porque Ele desceu e veio até nós, abreviando o caminho. No dom daquele Menino, resplandece já a glória do Crucificado, que atrairá todos a Si (cf. Jo 12,32). Todos vêm ao seu encontro. E o Presépio torna-se lugar de encontro entre Deus e os homens, entre judeus e pagãos, entre o povo de Deus e todos os povos da Terra. Em todos os homens e mulheres de boa vontade, que procuram a Deus de coração sincero, seja nas interrogações da filosofia, seja nas investigações da ciência, seja na aspiração da ordem e da justiça, seja na luta pelo bem comum, em todos eles e elas há verdadeiras “sementes do Verbo”, vestígios da presença oculta de Deus. O Menino de Belém oferece-Se ao mundo como único Salvador da Humanidade, lugar de encontro para todos!

2. O Presépio lugar de encontro para todos! Sim. Mas, uma vez “encontrados” n’Ele, não podemos estacionar. Temos de nos levantar de novo, para regressar aos lugares da nossa vida por outro caminho (Mt 2,12), por “um caminho novo e vivo” (Heb 10,20), por um caminho ainda não percorrido, por um caminho esquecido ou mesmo não frequentado, por um caminho cheio de encruzilhadas. É por aí que saímos ao encontro, à procura dos afastados, para convidar os excluídos (cf. EG 24), mas sempre com esta consciência: Deus já habita o coração daquele a quem O queremos anunciar. Cabe-nos apenas ajudar a desvelar e a dar nome a essa graça.

3. Que fazer, então, para que o Presépio continue a ser lugar de encontro para todos? Duas coisas muito simples, nas palavras do profeta Isaías: “Levanta-te e resplandece” (Is 60,1).

3.1. Levanta-te! Levantemo-nos, para sairmos dos nossos hábitos e rotinas, dos nossos lugares seguros, para sairmos de nós mesmos e dos nossos interesses, para reconhecermos a luz esplendorosa que a todos ilumina. Levanta-te! Sai ao encontro daqueles que se sentem mais distantes de Deus e da Igreja, daqueles que têm medo e são indiferentes, daqueles que deixaram esmorecer a sua fé, daqueles que tropeçaram por tua causa: “OSenhor chama-te também a ti, chama-te para fazeres parte do seu povo e fá-lo com grande respeito e amor” (EG 113) por ti.

3.2. Resplandece! Resplandeçamos a luz que recebemos de Cristo, para assim a fazermos refletir sobre os outros. Resplandece!Também tu, com a pequenina luz que trazes acesa dentro de ti, desde o teu Batismo, podes e deves servir de estrela e de ajuda, para quem se encontra a teu lado e, talvez, sinta dificuldade em encontrar a estrada que conduz a Cristo. Tal como os Magos, torna-te discípulo missionário, “ministro do Evangelho, cuja vida irradie fervor”, já que foste tu “quem primeiro recebeu a alegria de Cristo” (EG 10; EN 80).

4.Irmãos e irmãs: a fé não se propaga graças a uma boa técnica de marketing religioso. A Igreja não cresce por proselitismo, por uma espécie de propaganda ou publicidade agressiva, de grande alcance. A fé dilata-se à medida que palpita de alegria e de vida em nós e assim mesmo se contagia aos outros. A Igreja cresce, em missão, por atração, pela irradiação do testemunho, pela força revolucionária do nosso encontro com Cristo.

Levanta-te e resplandece”(Is 60,1)! Durante este Ano Missionário, imitemos o mesmo serviço que a Estrela prestou aos Magos do Oriente, atraindo-os e guiando-os, até encontrar Jesus, Luz e alegria de todas as gentes, no Presépio da tua casa, desta casa e da casa do nosso mundo, lugar de encontro para todos os povos da Terra!