Liturgia e Homilias no XX Domingo Comum B 2018

«Vinde comer do meu pão e beber do vinho que vos preparei»! Ao convite do Senhor, que nos chama a participar na Sua mesa e assim a comungar da Sua Vida, nós aqui viemos. Na liberdade do amor, na gratuidade deste encontro. Às vezes, mais arrastados pela força do preceito do que atraídos pelo amor de Cristo. Como verdadeiros discípulos missionários, entremos nesta Casa e nesta Escola do Mestre.

Homilia no XX Domingo Comum 2018

Bons alunos ou todos Discípulos missionários na Escola do Mestre?

1.Estamos em pleno mês de agosto e “os dias que correm são maus” (Ef 5,16)para digerirmos o longo discurso do Pão da Vida, em que Jesus dá voltas e mais voltas para nos fazer saborear o mistério do Seu Corpo entregue por nós, no grão de trigo triturado no moinho da Cruz, e nos dar a inebriar, no vinho pisado no lagar do Calvário, o Seu Sangue derramado! Em todo o caso, este pão que Deus amassou, este vinho bom que Deus nos preparou… não é apetecível aos “irrefletidos” (Ef 5,17), que se fartam e contentam com as iguarias da mesa e se “embriagam com o vinho, que é causa de luxúria” (Ef 5,18). O alimento que Deus tem para nos dar é afinal o Seu próprio Filho, Jesus Cristo. Ele é que é o Pão que desce do Céu, Pão limpo e sem mistura, que nos alimenta e sacia para a vida eterna. Ele é que nos dá a beber, no vinho da nova aliança, a verdadeira bebida que sacia a nossa sede infinita de amarmos e de sermos amados!

2.Irmãos e irmãs: temos vindo a refletir, ao longo destes suculentos domingos do Pão da Vida, sobre a identidade do discípulo missionário! À luz do que escutámos hoje, podemos dizer e compreender que o discípulo não é propriamente um bom aluno de uma qualquer escola religiosa, moral ou teológica. O discípulo não faz um curso para seguir Jesus! O discípulo é sempre um aprendiz, um inexperiente (Pr 9,4), que faz um longo e árduo percurso de amizade com Jesus, aprende d’Ele e com Ele, cresce com Ele, caminha com Ele, encontra o segredo da Sua vida na intimidade da mesa. O discípulo é aquele que “faz a experiência pessoal, constantemente renovada, de saborear a sua amizade e a sua mensagem” (EG 266). De modo que o conhecimento que tem de Jesus não lhe vem dos livros, não é um saber académico ou escolar. O conhecimento de Jesus, mais do que ciência adquirida pelo saberbíblico ou livresco, é uma sabedoria que se alcança à medida que se aprende cada dia a “saborear e ver como o Senhor é bom” (Sl 33/34,9). “Não é o muito saber que enche e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear interiormente as coisas” (Santo Inácio de Loiola, cit. AL, n.º 207). Mais importante que uma assiduidade escolar à catequese é a experiência fiel do encontro com Cristo, na escuta da Palavra e na comunhão do Pão da Vida, em cada Eucaristia. É por aqui que podemos crescer no conhecimento e na amizade com o Senhor! Não há cursos para batizar, fazer a 1.ª Comunhão ou casar. Há, sim, percursos de vida no seguimento de Jesus e sempre no seio de uma comunidade, que nos ajudam a assimilar a amizade com Jesus, na frescura da Sua Palavra e no sabor do Pão, pelo qual Ele Se faz nosso alimento e companhia à mesa da Eucaristia.

3.Nesta mesma linha, podemos dizer: não há cursos para ser padrinho ou madrinha, para transmitir a fé, para ser evangelizador ou missionário. “Se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções. Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus” (EG 120).

4.Irmãos e irmãs: sem a Eucaristia, qualquer saber teórico, catequético, bíblico, doutrinal ou moral, não passa de palha que o vento leva! Para se tornar discípulo missionário “é preciso frequentar a escola do Mestre, acompanhá-l’O afetivamente, deixarmo-nos transformar por Ele para que possamos difundir entre os de fora a beleza de se «matricular» nela e a alegria de se ser seu companheiro” (PDP 2018/2019, n.º 5).

O que queremos ser então? Bons alunos (que é só para alguns!) ou todos discípulos missionários, na Escola do Mestre?