Liturgia e Homilias no III Domingo de Páscoa A | 23.04.2023

Este é terceiro domingo da Páscoa, como de Páscoa são todos os domingos. E Jesus Ressuscitado continua hoje a vir ao nosso encontro, no primeiro dia da semana – o domingo – para ser a nossa luz na escuridão, a nossa paz no meio dos medos, a nossa companhia em casa e à mesa. Ele oferece-Se-nos como o verdadeiro Pão e Caminho da Vida.

Homilia no III Domingo de Páscoa A 2023

Voltemos à estrada, para abraçar Cristo com os pés. Na luz e no caminho dos discípulos de Emaús, vou propor-vos três modos para encontrar hoje Cristo Ressuscitado no Caminho da nossa Vida: caminhar, conversar e compartilhar.

1. Caminhar! No Evangelho de hoje repetem-se, por 4 vezes, as expressões «a caminho» e «no caminho». Trata-se de um caminho de 12 quilómetros, com duas direções opostas: primeiro, a viagem triste da fuga de Jerusalém para Emaús. Já depois da Ceia, acontece a viagem feliz, de coração ardente, de regresso a Jerusalém, para o reencontro com a comunidade. O segredo desta mudança de direção tem a ver com a experiência do encontro com Jesus. É Jesus que Se faz ao caminho dos discípulos e lhes mostra o Caminho da Vida. É Ele o Companheiro, o Caminho e o Pão. Ser discípulo missionário de Jesus implica, pois, percorrer um caminho: um caminho de procura e de encontro pessoal com Jesus, até este se tornar um caminho de saída e de anúncio aos outros. Por isso, aquele que anuncia Jesus Ressuscitado deve mover-se e caminhar! Não anunciamos o Evangelho parados, fechados num escritório, na escrivaninha ou no computador. Anunciamos o Evangelho movendo-nos, caminhando, saindo ao encontro daqueles que Deus põe no nosso caminho (Papa Francisco, Audiência, 12.04,2023). Perguntemo-nos: Sou um discípulo parado e paralisado, estacionado e estagnado? Ou sou um discípulo missionário, peregrino, um caminheiro, um companheiro sempre a caminho?  Abraça Cristo vivo com os pésao caminho (cf. Is 52, 7)!

2. Conversar! Que faz Jesus aos discípulos no caminho de Emaús? Faz-lhes perguntas, para fazer vir à luz do dia o que têm lá dentro da sua noite. Escuta-os para lhes poder reacender a luz da esperança nos seus corações. Hoje, há uma forma de anúncio, que nos compete a todos, como tarefa diária: levar o Evangelho às pessoas com quem nos encontramos. É uma espécie de pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, numa caminhada, numa viagem, no carro ou no autocarro, na paragem ou na estação de serviço, na rua, na praça, no café ou no trabalho, num caminho ou quando se visita alguém (Cf. EG 127). O caminho é sempre um bom lugar para conversar, para escutar, para deixar o coração falar. Perguntemo-nos, pois: De que conversamos nós, nas nossas caminhadas, nas nossas viagens, nas nossas visitas? Temos disposição para escutar com humildade e falar com coragem de Jesus aos outros? Cuidemos, pois, de ter boas conversas, pelas quais passe a Palavra de Deus viva em nós. Tenhamos o gosto de contar aos outros, como Cristo torna bela a nossa vida. Em casal, em família, em grupo, tu a tu, falemos de Jesus, mas sobretudo deixemo-l’O falar em nós e por meio de nós.

3. Compartilhar!Não desertemos de participar na comunidade cristã. Se queremos encontrar Jesus,não O procuremos mais fora de nós e da comunidade. Façamos comunidade, compartilhemos juntos as dúvidas e os medos, as alegrias e as esperanças, o Pão da Palavra e o Pão da Vida. Fora da comunidade, é difícil encontrar Jesus!Perguntemo-nos, então, por fim:Onde procuramos o Ressuscitado? Em algum acontecimento especial ou espetacular? Nas nossas emoções e sensações? Ou na comunidade cristã, aceitando o desafio de permanecer na Igreja, mesmo que esta não seja perfeita (cf. Papa Francisco, Regina Caeli, 16.4.2023)!

Caminhemos juntos! Conversemos, escutando e falando! Compartilhemos, comungando Cristo sempre vivo e presente no meio de nós!