Liturgia e Homilias no 5.º Domingo da Quaresma A 2023

Passo a posso, Cristo manifesta-Se: Ele é fonte de água viva, no encontro com a samaritana! Ele é a Luz do mundo, no encontro com o cego! Ele é a Ressurreição e a Vida, no encontro com o amigo Lázaro! Os três Evangelhos destes domingos fazem-nos mergulhar nas fontes do Batismo, água que nos purifica, luz que ilumina, mergulho que nos regenera. À luz deste Evangelho, o Batismo é regeneração, mistério de morte e vida. Porque Ele não quer a morte do pecado, mas que se converta e viva, confiemo-nos, desde já, à Sua misericórdia.

Homilia no V Domingo da Quaresma A 2023

1. A ressurreição de Lázaro é o penúltimo de sete sinais realizados por Jesus, no Quarto Evangelho! A mensagem parece clara: a morte não terá mais a última palavra, mas tão só a penúltima palavra. Porque a palavra última, decisiva, definitiva, será a da Ressurreição, a Palavra do Amor de Deus, mais forte do que o pecado e a morte. Assim, a ressurreição de Lázaro não é mais que um prenúncio da Ressurreição de Jesus e uma profecia da nossa Ressurreição em Cristo.

2. Deste longo e tão comovente Evangelho, onde se misturam as lágrimas de Deus e as nossas, onde se fala por cinco vezes da amizade de Jesus, fixemo-nos tão só, em três ordens vitais de Jesus, para sepultarmos o homem velho que há em nós e deixarmos ressurgir o Homem novo, regenerado nas águas do Batismo. São três movimentos, três sinais vitais:  tirai a pedra; vem para fora; desligai-o.

2.1. Tirai a pedra (Jo 11,39)!  Estaainda não é a grande pedra do sepulcro de Jesus, removida pelo poder de Deus (cf. Jo 20,1). É a pedra dos nossos sepulcros caiados de branco por fora e cheios de podridão por dentro (Mt 23,27).Tirai a pedra, quer dizer,fazei rolar os penedos que estão à entrada do vosso coração; afastai a memória amarga do mal recebido, que vos encerra nas vossas prisões interiores; removei os destroços de uma vida desfeita que precisa de reconstrução. Por muito pesado que seja o vosso passado, por muito grande que seja o vosso pecado, por muita desonrada que seja a vossa vergonha, tirar a pedra, nunca fecheis a entrada do vosso coração ao Senhor. Ele lava com as suas lágrimas o vosso coração imundo. Por isso, tirai do coração aquela pedra que impede Jesus de entrar. Este é o tempo favorável para remover os nossos pecados, o apego às vaidades mundanas, o orgulho que nos bloqueia a alma, as inimizades entre nós e nas famílias. Há tantas pedras na mão e no sapato! Tirai as pedras de tudo o que cheira a morte: a hipocrisia com que se vive a fé; a crítica destrutiva dos outros; a ofensa, a calúnia; a marginalização dos pobres. Tirai estas pedras mortais do vosso coração e então a vida nova da ressurreição florescerá já dentro de vós e à vossa volta!

2.2. Lázaro, vem para fora (Jo 11,43)!Agora o apelo é muito pessoal:vem para forado teu pequeno mundo, sai da gaiola dourada na qual te fechaste, contentando-te com uma vida egoísta, medíocre, acomodada, resignada e confinada aos teus interesses.Sai do túmulo de uma vida artificial, de uma tristeza sem esperança. Vem para forada gruta negra dos teus arrependimentos e desilusões; sai de ti mesmo, da tua casa, da tua Igreja, do teu condomínio fechado, para encontrares a vida lá fora: a vida na vida dada aos outros, a vida na vida recebida de outros. Vem para fora. Mostra, com a tua vida nova, a transformação que a amizade com Cristo operou em ti! Não apodreças no sepulcro privado do teu espaço fechado! Vem para fora, sai para a luz do sol, deixa florescer em ti a primavera da Páscoa.

2.3. Desligai-o e deixai-o ir (Jo 11,44)!Esse Lázaro, atado ao seu passado, imobilizado, enfaixado, morto em pé, sou eu, és tu.Desliga-te das relações tóxicas que te asfixiam. Desliga-te das redes sociais que te aprisionam. Desata as ligaduras do medo, dos hábitos, dos vícios do passado, que te impedem de andar e de mudar; liberta-te das ataduras das preocupações excessivas que te amarram e bloqueiam. Acredita que Deus pode desfazer os teus nós-cegos. [E se estás de luto e ainda não deixaste partir o teu familiar que morreu, não o prendas a ti, deixa-o ir, desata-o da sua morte, deixa-o partir e subir para o Pai (cf. Jo 20,17). Faz do amor um lugar em que a própria morte é passagem para uma vida, que nunca mais acabará].

3. Irmão, irmã: tira a pedra que impede Jesus de entrar na tua vida para a fazer nova! Vem para fora e mostra ao mundo a força libertadora de Cristo vivo em ti. Desata as ligaduras que te prendem e tece apenas laços de amor. Nós sabemos que passamos da morte à vida porque amamos os irmãos (1 Jo 3,14)!