Liturgia e Homilias no II Domingo Comum C 2022

Entramos no Tempo Comum. Mas o Evangelho deste domingo completa ainda o tríptico da manifestação: primeiro, aos Magos, depois, no Jordão e, por fim, nas Bodas de Caná: ali, Jesus manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele. Por isso, ao Tempo Comum, que agora começa, não falta a alegria da salvação, que começa por ser a alegria do amor conjugal, a alegria do amor em família. Há esta alegria em abundância, precisamente ali onde se manifesta a presença de Cristo e onde o Seu Espírito nos transforma com a abundância dos seus dons. Nós vivemos esta alegria, em cada domingo, no primeiro dia da semana, por causa da ressurreição de Jesus ao terceiro dia. Ora foi ao terceiro dia, que Jesus deu início aos Seus sinais, nas bodas de Caná, transformando a água das talhas da purificação em vinho novo da alegria messiânica. Invoquemos a sua graça, para que transforme a água inquinada dos nossos pecados em vinho novo de uma vida transformada.

HOMILIA NO II DOMINGO COMUM C 2022

1. Estamos a viver o Ano Família Amoris laeititia. Estas duas palavras latinas significam «A ALEGRIA DO AMOR» e são as primeiras da Exortação Apostólica do Papa Francisco às famílias, assinada em 19 de março de 2016. Dizia aí o Papa: «A alegria do amor que se vive nas famílias, é também o júbilo da Igreja» (AL 1). Este júbilo tem expressão simbólica no vinho bom que alegra o coração humano; no vinho bom, que vem no fim da festa, e que ninguém sabe de onde vem, porque é obra das mãos de Deus, e por isso, expressão daquela alegria maior, da alegria completa, da perfeita alegria do amor, que só Cristo pode oferecer aos esposos. Em Caná da Galileia, Jesus não só participa, como amigo, numas bodas de casamento, como é Ele próprio que salva a festa, com o sinal do vinho bom!

2. Esta alegria do vinho bom, que vem no fim, reporta-nos, ao princípio de tudo, quando Deus concluiu toda a obra da Criação com a sua obra-prima: o homem e a mulher. E então, diz o texto, Deus viu que era muito bom (Gn 1,31).  Ora, em Caná, Jesus começa os seus sinais, precisamente com esta obra-prima, num casamento, numa festa de núpcias, com um homem e uma mulher, que se dão e se recebem mutuamente. E também aqui, se diz do vinho, guardado para o fim, que era muito bom. Assim, Jesus ensina-nos que a obra-prima da sociedade é a família, fundada no matrimónio.

3. No passado dia 26 de dezembro, e no contexto deste Ano Família Amoris laetitia, o Papa escreveu uma Carta aos esposos, que resumo aqui em dez apelos:

1.                    O casamento implica sempre a coragem de sair de si mesmo e das suas seguranças, para sair rumo à terra prometida: ser dois um só em Cristo.

2.                   Os filhos mudam a história de cada família. Os esposos devem não só gerar os filhos, como também dar-lhes a alegria de se descobrirem filhos de Deus.

3.                   Educar os filhos não é nada fácil. Mas não esqueçamos que também eles nos educam. O primeiro ambiente educativo continua sempre a ser a família, nos pequenos gestos que são mais eloquentes do que as palavras.

4.                   Os casais, em razão da graça do seu Batismo e do seu Matrimónio, são chamados a colaborar na promoção social da família e na pastoral familiar.

5.                   A vocação ao casamento é um chamamento para guiar um barco instável – mas seguro, pela realidade do sacramento – em mar às vezes agitado.

Abandonando-se nas mãos do Senhor, os casais podem superar o impossível.

6.                  A pandemia teve o efeito positivo de nos fazer estar mais tempo juntos em família. Isto não é uma penitência, mas um refúgio no meio das tempestades.

7.                   Mas a pandemia também agravou e gerou conflitos. Alguns casais chegaram à rutura da sua relação. Só o perdão pode curar tais feridas.

8.                  Aos jovens que se preparam para o casamento, no meio de tantas incertezas, o Papa convida a não desanimarem, a terem a coragem criativa de São José.

Mesmo com poucos meios, os noivos devem manter viva a confiança na Providência divina. Às vezes, são precisamente as dificuldades que fazem surgir de cada um de nós recursos que nem pensávamos ter.

9.                  Os avós, memória viva da humanidade, devem ser acolhidos na família: eles ajudam-nos a construir um mundo mais humano.

10.                Por fim, o Papa lembra que os numerosos desafios destes tempos não podem roubar a alegria a quantos sabem que estão a caminhar com o Senhor.

E termina com este apelo: “Não deixeis ensombrar os vossos rostos com uma fisionomia triste; o vosso marido ou a vossa esposa têm necessidade do vosso sorriso;

os vossos filhos precisam de olhares dos pais que os encorajem.

Os pastores e as outras famílias necessitam da vossa presença e da vossa alegria – a alegria que vem do Senhor”!

Sim. A alegria do amor em casal e em família é o júbilo da Igreja e a esperança de uma nova criação! Nunca nos falte o vinho novo desta alegria do amor!