Newsletter Semanal | 08.12.2021
Olá, bom dia. E bom ano de 2021.
Eis-nos a concluir a nossa caminhada, iniciada no 1.º domingo do Advento, guiados pela Estrela da Fraternidade, sob o lema “Todos irmãos. Todos de casa”.
A celebração da Festa do Batismo do Senhor remete-nos para o nosso Batismo, como fundamento da radical igualdade de todos os cristãos. “Igualdade” é a palavra-chave, que encerra este ciclo programático.
Estão acessíveis no nosso site os recursos para a celebração dominical da Festa do Batismo do Senhor, sem esquecer as propostas de Liturgia familiar, que a podem preparar e prolongar.
A apresentação em texto e em vídeo oferece alternativas irrecusáveis.
O já anunciado “Ano da Família, Amoris laetitia”, com a marca de São José, confirmam o apelo a redescobrir e a fazer crescer a família, como Igreja Doméstica.
Em recente reflexão pastoral, sobre os Desafios da pandemia à Pastoral da Igreja em Portugal, os nossos Bispos insistem nesta dimensão e recordam-nos um apelo de São João Crisóstomo:
«Com a vossa mulher e os filhos repitam juntos a Palavra escutada na Igreja. Voltem a casa e preparem duas mesas, uma com os pratos para a comida, a outra com os pratos da Escritura (…), façam da vossa casa uma Igreja»”.
Agradecemos aos jovens e às famílias, que colaboraram connosco na gravação da Liturgia Familiar, ao longo deste tempo. Oxalá tenha capacitado e alargado nas famílias a consciência e a vivência da Igreja Doméstica.
A pandemia continua e os horários das celebrações sofrem destas contingências.
Com o Ano da Família e a marca de São José teremos, pois, muitos motivos de inspiração para prosseguir este programa de fraternidade: “todos irmãos, todos de casa”.
Vosso
Padre A. Gonçalo
|