Celebramos hoje a Festa do Batismo do Senhor, para abrirmos, em grande, a porta do Tempo Comum, em pleno Ano de Missão. Mais uma vez, Jesus não Se manifesta ao mundo de um modo aparatoso e extraordinário. Ele manifestou-Se, extremamente humilde, no Presépio de Belém. Ele passou 30 anos despercebido na família de Nazaré. Ele continua, agora, igual a Si mesmo, escondido entre o povo, por entre a fila dos pecadores. Desce às águas do Jordão e deixa-Se batizar por João. Com a Festa do Batismo, Jesus inicia a Sua vida pública e nós recordamos mais uma vez que, em virtude do Batismo, nos tornámos todos discípulos missionários.

A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza de 22 a 27 de janeiro, no Panamá, o Papa pede que se reze pelos jovens, sobretudo os da América Latina, para que sigam o exemplo de Maria e sejam fiéis ao chamamento de Jesus para difundir com alegria o Evangelho.

Francisco, através da edição deste mês, de O Vídeo do Papa, dirige-se também aos jovens de todo o mundo que, por esta altura, se preparam para viajar para o Panamá, pedindo-lhes que aproveitem a JMJ “para contemplar Cristo com Maria” e ver “em Maria um motivo de alegria e uma fonte de inspiração”.

O Santo Padre pede ainda aos jovens que, cada um no seu idioma, rezem o Terço e peçam forças para sonhar e trabalhar pela paz.

Dando seguimento aos pedidos do Santo Padre, a Rede Mundial de Oração disponibiliza uma reflexão e oração pelos jovens; uma proposta de Oração do Terço,  para ser escutada através do Passo-a-Rezar; e, brevemente, o Terço pela Paz, na app e site do Click To Pray. O sucesso destas iniciativas junto dos jovens depende, em grande parte, da divulgação que V/ Reverência possa fazer no âmbito da sua atividade pastoral.

Com alegria, comunicamos a participação

de 16 jovens da nossa Paróquia na iniciativa diocesana

Panamá in Douro, nos dias 26 e 27 de janeiro,

no Pavilhão Multiusos, em Gondomar.

Será uma forma de acompanhar

a Jornada Mundial da Juventude,

que contará com a presença do Papa Francisco.

Veja e escute aqui o Hino da Jornada.

E o vídeo com o apelo Papa Francisco a rezar por esta iniciativa.

A Equipa Vicarial da Caridade de Matosinhos

organiza três encontros formativos, ao longo deste ano pastoral,

destinado sobretudo aos Visitadores de Doentes, Vicentinos,

Ministros Extraordinários da Comunhão

e membros de outros grupos ligados à Pastoral Socio-Caritativa.

Aqui fica a calendarização atualizada:

- Sofrimento e morte à luz da Páscoa4 de fevereiro

Local: Obra do Padre Grilo

- Fragilidade humana: um lugar partilhado4 de março

Local: CATI - São Mamede de Infesta

- Cuidar: um modo comunitário de viver a Misericórdia8 de abril

Local: Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo

Passados "os Reis" e a desmontagem do Presépio,

temos ainda esta semana depois da Epifania,

até à Festa do Batismo do Senhor,

para concluir o ciclo do Natal e entrar no Tempo Comum.

É altura de balanços para uns, de retiro para outros,

de (re)começos para todos.

A agenda pastoral vem lembrar-nos que não podemos

viver de saudades e despedida, mas que é preciso regressar

ao quotidiano, mas por outro caminho.

Podem consultar a agenda pastoral.

Que o Ano Missionário seja extradordinário.

Hoje celebramos a Epifania do Senhor, a Sua manifestação a uns Magos vindos do Oriente, em busca do Salvador! Os Magos representam as pessoas dos quatro cantos da Terra, que andam à procura de Deus e são acolhidas na Sua casa. No Presépio, diante da presença de Jesus, já não há qualquer divisão de raça, língua e cultura: naquele Menino toda a humanidade encontra a sua unidade, a sua luz, a sua paz. Agora sim, com judeus e pagãos, o povo eleito e todos os povos da Terra, o Presépio torna-se lugar de encontro para todos.

Ao iniciar, no colo da Santa Mãe de Deus, um novo ano de 2019, e neste Dia Mundial da Paz, deixai que vos dirija esta saudação evangélica: Paz a esta casaPaz a esta casa, à casa que é o teu coração, o coração de cada pessoa, de cada um de vós, de todos vós, que recebestes, em Cristo, a gloriosa liberdade dos filhos de Deus! Paz a esta casaà casa que é o lugar habitado por cada família, onde há irmãos e irmãs, diferentes uns dos outros e nem sempre de acordo, mas sempre unidos por um laço indissolúvel. Paz a esta casa, à casa que é esta nossa comunidade, que aprende da Santa Mãe de Deus, a ser sempre uma “casa para muitos e mãe para todos” (EG 288). Paz a esta Casaque é a nossa Terra, o nosso país, o nosso mundo, o planeta onde Deus nos pôs a morar e que devemos cuidar com solicitude. Eis, pois, os meus votos no início do novo ano: A paz esteja nesta casa!

Pág. 1 de 27