Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões. Façamo-lo em comunhão com toda a Igreja [com a Igreja em Portugal, reunida em Fátima, em peregrinação missionária], na escuta da Palavra do Senhor e num renovado compromisso de fidelidade como discípulos missionários. Lembremos e rezemos por quantos, em todo o mundo, anunciam e vivem a Boa Nova, de forma especial os que sofrem perseguição, para que permaneçam firmes e fiéis. Renovemos, todos nós, batizados, o nosso compromisso missionário, como Igreja de Cristo em missão no mundo, celebrando, em festa, a nossa fé.

A Vigararia de Matosinhos saúda todos os professores residentes

e a lecionar nas escolas deste concelho.

E convida todos os professores

a participar num encontro de partilha e reflexão,

sobre os“Desafios educativos do Professor, hoje”,

que terá lugar nas instalações da Porto Business School

(junto à Igreja da Senhora da Hora), no dia 23 de outubro, às 18h00,

com a participação do Sr. Bispo do Porto, Dom Manuel Linda,

e da Prof. Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes,

Vice-reitora da Universidade do Porto.

Agraciado pela benevolência de Deus, um leproso volta atrás, para dar graças, glorificar e bendizer o Senhor da Vida, o único Senhor a quem o coração humano se pode entregar. Queremos, também nós, colocar-nos neste movimento de ação de graças ao Pai, por Jesus Cristo, Seu Filho.

Na zona «Londres» será reativado o movimento de oração familiar

à volta do oratório da Sagrada Família,

tendo em vista a criação de novas Igrejas Domésticas.

Este movimento está implantado em outras zonas da Paróquia

e pode ainda integrar outras famílias interessadas.

Podem ser criadas outras zonas,

desde que alguém consiga congregar

um grupo de, pelo menos, 12 famílias.

Inscrições na secretaria paroquial ou no quiosque «Jornalinho».

“Senhor, aumenta a nossa fé”(Lc 17,5). Reza assim, quem sabe que a fé é um dom e não uma conquista superior da força, do poder ou da inteligência. Suplica assim, quem se sente pequenino, guardião da semente da fé, e não se arvora em seu dono e senhor. Pede assim, quem sabe que a fé, recebida no Batismo, precisa de ser acolhida com humildade e alimentada com o pão de cada dia, da oração, do serviço, da Eucaristia. Invoca assim, quem sabe que a fé é sempre “nossa” e, por isso, não se pode crer sozinho.

A Vigararia de Matosinhos promove uma Vigília Missionária Vicarial,

na Igreja do Padrão da Légua, no sábado, dia 26 de outubro, às 21h30.

Conta com a presença de todos e especialmente

com os servidores da comunidade, crismandos, crismados e jovens

A iniciativa integra-se no âmbito do

Mês Missionário Extraordinário,

convocado pelo Papa Francisco com o objetivo de alimentar na Igreja

o ardor da atividade evangelizadora ad gentes.

Hoje inicia-se o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco com o objetivo de alimentar na Igreja o ardor da atividade evangelizadora ad gentes. A Rede Mundial de Oração do Papa associa-se a esta iniciativa lançando hoje a edição de outubro de O Vídeo do Papa, em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias.

No vídeo, o Santo Padre dirige-se a todos os católicos, pedindo-lhes que reavivem a consciência missionária e assumam “o desafio de anunciar Jesus morto e ressuscitado”.

Francisco espera que este Mês Missionário Extraordinário- #MissionaryOctober “seja um tempo de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de um modo especial a oração – alma de toda a missão”.

“Este renovado impulso missionário não significa fazer proselitismo, apenas comunicar uma vida: Deus, a sua vida divina, o seu amor misericordioso, a sua santidade. E é o Espírito Santo que nos envia, nos acompanha, nos inspira: é Ele o autor da missão”, acentua o Papa.

O programa missionário parte da alegria do Evangelho e Francisco esclarece que o seu anúncio deve realizar-se com respeito pelas culturas e tradições de todos os povos, sendo conscientes de que “o coração da missão da Igreja é a oração”.

No início deste Mês Missionário Extraordinário, o Santo Padre reza para que “o Espírito Santo possa promover uma nova primavera missionária para todos os que são batizados e enviados pela Igreja de Cristo”, membros de uma “Igreja peregrina que é missionária por natureza”. Rezemos com ele para que seja um mês profícuo na oração pela missão da Igreja!

Pág. 1 de 32