Inscrições para família de acolhimento JMJ

Estão abertas as inscrições

para famílias de acolhimento

no âmbito dos chamados "Dias da Diocese",

de 26 a 31 de julho, em que acolheremos,

entre nós, jovens vindos de várias partes do mundo,

para participarem na JMJ em agosto de 2023.

Cada família tem de acolher

um mínimo de 2 peregrinos por família/casa.

As famílias deverão disponibilizar uma área adequada

para que os peregrinos possam pernoitar,

com um mínimo de 2 m2 por peregrino.

Em todo o caso, não haverá obrigatoriedade de fornecer cama individual. As famílias servirão algumas refeições. O(s) responsável(is) de cada casa devem ser adultos. Não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos que acolhem. O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável.  A responsabilidade e controlo da idoneidade das famílias caberá às respetivas paróquias de acolhimento.  Pode fazer a sua inscrição pessoalmente na Secretaria Paroquial, por email ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou preenchendo um questionário na internet, neste link:

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 está a aproximar-se e, para recebermos todos os peregrinos que chegarão em agosto de 2023, são precisas famílias que os acolham. O Papa Francisco deixou uma mensagem de agradecimento a todas as famílias que vão acolher peregrinos nas suas casas: “Obrigado por esta generosidade de receber jovens”.

Dirigindo-se às famílias de acolhimento que já se inscreveram e a todas as famílias que pretendam receber peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023, o Santo Padre explicou que "o universo cultural vai entrar em vossa casa, e vai sair, neles com a vossa experiência" e lembrou que “os jovens estrangeiros dizem mesmo que a experiência mais rica foi a da família que os recebeu”.

Há já várias famílias inscritas nas Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal, conhecidas como as Dioceses de acolhimento, que vão receber jovens durante a semana da Jornada. Na Paróquia do Algueirão (Diocese de Lisboa), por exemplo, são já 97 as famílias que se disponibilizaram para receber os jovens que vão chegar dos vários cantos do mundo.

Lúcia e Guilherme fazem parte da Paróquia do Algueirão e são uma das famílias de acolhimento inscritas. Participaram na JMJ Madrid 2011, onde começaram a namorar, e na JMJ Cracóvia 2016, tendo casado em novembro de 2022. “Na JMJ Cracóvia 2016 ficámos alojados em famílias de acolhimento e foi uma experiência bastante enriquecedora, de crescimento, de conhecimento da cultura local e de descanso”, salientou o jovem casal. Depois da sua experiência em Cracóvia, “quando as inscrições para famílias de acolhimento abriram na nossa Paróquia, ficámos muito felizes por também podermos acolher peregrinos na nossa casa, na nossa família”, referiram.

Na sua mensagem às famílias de acolhimento, o Papa Francisco destacou que as famílias “fazem isto com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida”. Os jovens peregrinos vão “deixar [nas famílias de acolhimento] sementes de outra cultura, vão deixar a semente de outro ponto de vista”, realçou o Santo Padre.

O acolhimento de peregrinos é uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo Cristo em casa e ajudando os jovens a terem a melhor experiência possível na sua vivência ao longo da semana da Jornada. As famílias que pretendam receber peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023 devem inscrever-se junto das paróquias das Dioceses de acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal). Mais informações aqui.

Veja aqui o vídeo da mensagem do Papa às Famílias de Acolhimento.