Inscrições e renovação das inscrições na Catequese

Inscrições para o 1.º ano da Catequese

de crianças nascidas em 2016

e renovação das inscrições para os já catequizandos,

decorrem durante os meses de junho e julho.

Vejam, em anexos a esta notícia, e descarreguem

as fichas de inscrição e de renovação das inscrições,

que podem preencher e devolver por email,

com o envio do comprovativo da respetiva contribuição.

Os pais e os adultos, em geral,

podem inscrever-se num percurso de tipo catecumenal,

para uma verdadeira iniciação à vida cristã, que funcionará,

pelo menos, num dos horários da catequese dos filhos.

Optemos pela catequese, em todas as idades,

para caminharmos e crescermos juntos.

Pais que crescem com os filhos fazem os filhos crescer com os pais.

Precisamos de adultos na fé e comprometidos na missão.

INSCRIÇÕES E RENOVAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

PARA A CATEQUESE 2022/2023

De 1 de junho a 31 de julho estão abertas as inscrições para a Catequese com todos, para o ano pastoral 2021/2022.

1.        Os pais das crianças nascidas em 2016 são convidados a inscreverem os seus filhos no 1.º ano de Catequese.

2.       Os pais dos catequizandos que já frequentam a Catequese dos 1.º ao 10.º anos são convidados a fazer a renovação da inscrição.

3.       Os pais com filhos na Catequese ou outros adultos que sintam necessidade de crescer na fé ou mesmo de se preparar para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã, são convidados a inscrever-se num Percurso de tipo Catecumenal, a funcionar em encontros semanais, aos sábados, de tarde, durante dois anos.

4.       Os adultos que já fizeram este percurso catecumenal ou já frequentaram a Catequese de adultos e todos os colaboradores pastorais são desafiados a inscrever-se na Catequese Permanente, que é de ritmo mensal.

5.       Para a inscrição ou renovação de inscrição na Catequese, em qualquer destas propostas, podem fazê-lo presencialmente, na secretaria paroquial, de segunda a sábado, das 15h00 às 19h00. Podem também fazê-lo por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), anexando a ficha de inscrição e o comprovativo da respetiva transferência da contribuição: 12, 50 € (este valor inclui o direito ao catecismo e a materiais de apoio e de ajuda às despesas de funcionamento da catequese: seguro, limpeza, fotocópias etc).

6.       Tal contribuição pode ser feita de modo presencial, na Secretaria Paroquial, ou por transferência para duas contas da Paróquia, cujos IBAN podem consultar no site da Paróquia: [cf. Menu: «Dar para cuidar»: PT 50 0010 0000 17846620001 46 (BPI) ou PT 50 0036 0407 99106022111 49 (Montepio)]. Podem ainda proceder à entrega da contribuição por MB Way, para o contacto 934902850, anexando, por email, o comprovativo da mesma. Não se aceitam inscrições online sem comprovativo em anexo da respetiva transferência.

7.       Tanto quanto puderem, os inscritos podem fazer alguma contribuição adicional, até porque estamos em obras de Requalificação da Igreja. Se não puderem fazer qualquer contribuição para a catequese, devem justificá-lo pessoalmente, junto do pároco.

8.       O Catecismo será entregue mediante pagamento presencial ou pela apresentação do comprovativo da transferência ou de algum documento de crédito passado pela Paróquia para esse efeito.

9.       As fichas de inscrição ou de renovação de inscrição, para a Catequese, nas várias idades, estão acessíveis no site da Paróquia.

INSCRIÇÕES EM EMRC | EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA

10.    Lembramos aos pais e aos alunos com idade igual ou superior a 16 anos, que podem e devem inscrever os seus filhos ou inscrever-se pessoalmente na disciplina de EMRC, desde o 1.º ao 12.º anos de escolaridade. Mesmo com poucos alunos inscritos, é possível constituir uma turma para esta Disciplina, dentro de um mesmo ciclo escolar. As famílias cristãs tomem consciência da importância e da mais-valia desta Disciplina, na formação integral e no desenvolvimento de uma cultura de valores humanistas e cristãos. Não confundam a disciplina escolar de EMRC com Catequese, pois são âmbitos diversos da formação cristã, que se complementam e não se excluem. O que é expetável é que um cristão que alimenta a sua fé, através do encontro com Cristo, na experiência da Catequese e na participação da vida da sua comunidade cristã, também se comprometa, na sua comunidade escolar, a frequentar uma Disciplina curricular, que faz pontes e estabelece formas de diálogo e de compreensão entre a fé, a ciência, a razão e a cultura. Catequese e EMRC são espaços, que não concorrem entre si, mas ajudam, de forma harmoniosa, à construção de uma visão e de um projeto de vida com sentido cristão.