Dinâmica do Advento ao Natal 2021-22 | Recursos Digitais

Com um pequeno grupo de leigos

pensamos, para a Paróquia de Nossa Senhora da Hora

(e para as que quiserem aproveitar esta proposta),

uma dinâmica pastoral para o Advento e tempo do Natal 2021-2022.

Ela é, em si mesma, um exercício prático de sinodalidade,

com o envio de perguntas, a elaboração e a recolha de respostas,

que se partilham, em casa e na comunidade,

respetivamente, sobre a alegria do amor em família

(por referência ao Ano Família Amoris laetitia)

e sobre o estilo sinodal da Igreja

(em sintonia com o processo sinodal em marcha).

A ideia é de simples aplicação

e basta um par de sapatos para pôr

Pés ao caminho. Juntos pelo Natal”.

O par de sapatos – ou não fosse o sapatinho de Natal o guardião dos nossos sonhos?! – é o grande símbolo desta dinâmica, evocando o nosso propósito de caminhar juntos para uma Igreja em saída.

Obviamente, o tipo de perguntas e o modo concreto de agilizar esta proposta terão se de adaptar aos respetivos contextos pastorais.

Contamos ainda acompanhar esta proposta de alguns recursos gráficos, em formato digital, para embelezar e facilitar a participação de todos. Aguardemos.

Da nossa parte, procuramos simplificar o mais possível, para não sobrepor ou sobrecarregar, com esta proposta, as prioritárias iniciativas do processo sinodal em marcha, a nível diocesano.

Pelo contrário, esta proposta, se levada à prática, é, em si mesma, uma forma de sinodalizar e de viver um Natal em modo sinodal.

Vamos a isto e “depressa”… juntos por um caminho novo.

Um abraço de toda a Equipa

Senhora da Hora, 5.11.2021