Horários das Missas a partir de 15 de março

Na reunião do Conselho Paroquial de Pastoral,

realizada, via zoom, na noite do dia 16 de março,

foram propostos os horários das Missas,

conforme cartaz divulgado ao lado.

Também foram analisadas as propostas

para a celebração da Semana Santa,

excluída a hipótese da visita pascal móvel.

Foram ainda redefinidas as propostas

de transmissão online das celebrações.

Veja em anexo ata do Conselho Paroquia de Pastoral

e em «ver mais», uma síntese do mesmo.

Algumas informações relevantes, que resultam da reunião e da reflexãodo Conselho Paroquial de Pastoral, em 16 de março de 2021:

I. Horários das celebrações da Eucaristia, até aviso em contrário:

Segunda feira:16h00.
De terça a sexta feira: 19h00
Sábados: 16h00
Domingos: 09h00, 11h00 e 19h00

Nota: Transmissões online da Eucaristia:
Pretende-se suprimir gradualmente as transmissões online, à medida que o grau de desconfinamento e as condições sanitárias permitam a participação presencial e comunitária, que é a forma normal de celebração da fé. Para já mantemos, por regra, a transmissão online apenas da Missa de Domingo às 11h00.

II. Horários das Celebrações da Semana Santa, a não ser que alguma restrição adicional venha a ser imposta pelo governo:

Sábado de Ramos, 27 de março: 16h00
Domingo de Ramos, 28 de março: 09h00, 11h00 e 19h00
Segunda feira santa, 29 de março: 16h00
Terça feira santa, 30 de março: 16h00
Quarta feira santa, 31 de março: 19h00
Quinta Feira Santa, 1 de abril: 21h30
Sexta Feira Santa, 2 de abril: 15h00
Sábado Santo, 3 de abril: Laudes: 10h00
Vigília Pascal na noite de Páscoa. dia 3 de abril: 21h30
Domingo de Páscoa, dia 4 de abril: 09h00, 11h00 e 19h00

Nota: Transmissões online das celebrações da Semana Santa:

Manteremos apenas as transmissões online da Missa do Domingo de Ramos e do Domingo de Páscoa, às 11h00. Para as restantes celebrações da Semana Santa, os fiéis que, de todo, não podem participar presencialmente, acompanham as transmissões online da página do facebook da Diocese do Porto ou do Seminário Maior do Porto. Consideramos que, com as devidas exceções, este é o tempo de voltar com alegria à celebração da Eucaristia, presencialmente e em comunidade. Tudo faremos para proporcionar um espaço celebrativo que respeite integralmente as normas da DDG para este tempo de pandemia.

III. Sinais exteriores da Semana Santa

1. Na sexta feira santa, os fiéis que participam na celebração da Paixão do Senhor são convidados a trazer uma cruz pessoal. Podem reservar e adquirir na Secretaria Paroquial uma Cruz proposta pela Diocese do Porto, da autoria do escultor Bruno Marques.
2. No domingo de Páscoa, convidam-se os cristãos a colocarem uma cruz decorada ou florida, na janela, na varanda ou no jardim.
3. Uma vez que não há a visita pascal tradicional, mas há celebrações e as Igrejas estão abertas na Semana Santa, não devem os paroquianos contar com a "visita pascal móvel", como aquela que se realizou no ano passado. Essa experiência, apesar de muito positiva, teve lugar no contexto mais traumático do primeiro confinamento e num tempo em que estavam fechadas as Igrejas e os fiéis impedidos de participar em qualquer celebração comunitária. Não é o caso deste ano. Acresce que a nota dos Bispos de Portugal e as recomendações do Bispo Diocesano vão no sentido de evitar, de todo, e este ano, este tipo de proposta.
Na Vigararia de Matosinhos, os párocos estão sensíveis a estas recomendações superiores.
4. No interior da Igreja, na noite e no dia de Páscoa, estarão expostas, em lugar inacessível ao toque e ao beijo dos fiéis, as cruzes que costumavam sair na Visita Pascal.
5. A Igreja estará aberta no domingo de Páscoa, das 8h30 às 12h30. E das 17h00 às 20h30 aproximadamente, havendo celebração da Eucaristia às 9h00, 11h00 e 19h00.

Com votos de um feliz caminho para a Páscoa do Senhor
o Conselho Paroquial de Pastoral, em 16.03.2021