Ano Família Amoris laetitia (19.3.2021 | 26.6.2021)

O Papa Francisco anunciou a realização

de um ano especial «Família Amoris Laetitia»

assinalando os cinco anos da publicação

da Exortação Apostólica Amoris Laetitia

sobre a beleza e a alegria do amor familiar.

"O exemplo de evangelizar com a família é o convite da festa que celebramos hoje e volta a apresentar-nos o amor conjugal e familiar, tal como está sublinhado na Amoris Laetitia, cujo quinto aniversário de promulgação ocorre no próximo dia 19 de março de 2021.Será um ano de reflexão sobre a Amoris Laetitia e uma oportunidade de aprofundar os conteudos do documento".

Promovido pelo próprio Papa o ano pretende "chegar a todas as famílias do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas paróquias, dioceses, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares", anuncia o Dicastério para os Leigos, Família e e a Vida em comunicado.

"O objetivo é oferecer à Igreja oportunidades de reflexão e estudo para viver concretamente a riqueza da exortação apostólica Amoris Laetitia" tomando como ponto de partida "o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias, evidenciados pela pandemia, e que transformam a Igreja numa "autêntica 'família de famílias'".

A organização estabeleceu 5 objetivos do ano: "Difundir o conteúdo da exortação apostólica"; "Anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva e tem em si um poder transformador do amor humano"; "Tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar"; "Conscientizar os jovens sobre a importância da formação à verdade do amor e ao dom de si, com iniciativas a eles dedicadas" e "Alargar o olhar e a ação da pastoral familiar para que se torne transversal, de modo a incluir os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar".

Fórum “A que ponto estamos com Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”, de 9 a 12 de junho de 2021, com os responsáveis da pastoral familiar das conferências episcopais, movimentos eclesiais e associações internacionais de família.

O Dicastério Romano apresenta, ainda, iniciativas e recursos para a vivência do Ano bem como 12 percursos com as famílias para aplicar a Amoris Laetitia.

Projeto do Ano «Familia Amoris Letitia» disponível AQUI

Fonte: Educris | 27.12.2020