Alerta para as inscrições na Disciplina de EMRC | Junho 2020

Estão a decorrer as matrículas nas escolas para o ano letivo de 2020/2021.

Os pais dos alunos e os alunos a partir dos 16 anos

têm a possibilidade de inscrição na disciplina de EMRC

(Educação Moral e Religiosa Católica),

que é de oferta obrigatória

e de escolha livre em todas as escolas do Estado.

Esta disciplina de EMRC, no curriculum escolar,

não se confunde com a catequese paroquial

nem concorre com ela, nem a substitui.

Esta Disciplina, assegurada pela Igreja Católica,

oferece aos alunos, em contexto escolar, uma “sabedoria de vida”,

aberta à transcendência e mobilizadora dos valores do humanismo cristão.

Ela é essencial, para quem procura uma educação integral,

que não descura a dimensão religiosa da pessoa e da cultura.

Queríamos alertar para situações inéditas, este ano, no processo de matrículas. Na inscrição online, tanto para o ensino básico como para o secundário, os encarregados de educação encontram onde assinalar a opção de “EMR” (Educação Moral e Religiosa), devendo, posteriormente, informar a escola, sobre qual a confissão religiosa pretendida (neste caso, católica). Os alunos com idade igual ou superior a 16 anos, que queiram frequentar a Disciplina de EMRC, têm obrigatoriamente de informar a escola da sua escolha, logo depois de publicadas as listas de turmas. A exigência destes procedimentos posteriores ao ato de matrícula é nova e pode-nos apanhar “distraídos”. Não percamos “na secretaria” esta luta que travamos todos os dias, no ambiente escolar, por oferecer um contributo sábio, para a construção de um projeto de vida com sentido.

..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Alguns recursos em vídeo com diferentes comunicadores: