Catequese 2020/2021: notícias e inscrições

Veja aqui algumas informações

sobre a inscrição no 1.º ano de catequese

e a renovação de inscrição nos anos seguintes.

Conheça as datas de conclusão de 2019/2020

e as datas de início previsível em 2020/2021.

Saiba como pensamos reorganizar as celebrações

da Festa da Eucaristia (1.ª comunhão)

e da Profissão de Fé (6.º ano de catequese).

De modo presencial ou online

responda aos nossos desafios.

Consulte e descarregue os ficheiros em anexo.

informações sobre a Catequese | junho 2020

1. De 1 a 31 de julho, os pais devem fazer a inscrição na catequese do 1.º ano (para as crianças nascidas em 2014) ou a renovação da inscrição, para os catequizandos que já frequentam a catequese.

Podem fazê-lo presencialmente, na secretaria paroquial, de segunda a sábado, das 15h00 às 19h00.

Podem também fazê-lo por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), anexando a ficha de inscrição/renovação e o comprovativo da respetiva transferência da contribuição: 12, 50 €.

Para a Catequese da Infância (do 1.º ao 6.º anos) os catecismos serão entregues em julho, aquando da inscrição de forma presencial ou, no início da catequese, mediante apresentação do comprovativo.

Para a Catequese da Adolescência o catecismo é substituído por materiais de apoio, distribuídos ao longo do ano catequético.

2. As fichas de inscrição (1.º ano) e de renovação (para os já inscritos) estão acessíveis no site da Paróquia. A transferência deve ser feita para este IBAN: PT 50 0010 0000 17846620001 46. Se puderem, convidam-se os pais a dar algum contributo adicional, para ajudar a Paróquia nesta fase mais difícil. Se não puderem fazer qualquer contribuição para a catequese, devem justificá-lo pessoalmente, junto do pároco.

3. Por causa da incerteza, quanto à evolução da pandemia, a Catequese 2020/2021 começará, tanto quanto possível, a 10 de outubro (às 10h00, para o 1.º ano); de tarde para os restantes anos nos respetivos horários) e a 11 de outubro (10h00), seja em modelo presencial e / ou por via eletrónica em casa, de acordo com as condições vigentes da DGS e os modelos escolhidos pelo governo para o ensino básico escolar. Estas datas estão pendentes da evolução da pandemia.

4. Antes de começar o novo ano de Catequese 2020/2021, teremos as celebrações da Festa da Eucaristia (Primeira Comunhão) em 4 momentos diversos, para evitar aglomerados de pessoas: 26 de setembro (16h00), 27 de setembro (09h00), 3 de outubro (16h00) e 4 de outubro (09h00). Brevemente, os/as Catequistas darão informações quanto aos critérios de distribuição das crianças, nestas quatro datas, sendo que a última está reservada às crianças catecúmenas (que serão batizadas nesse dia). Estas datas estão pendentes da evolução da pandemia. Os pais devem contar com as restrições sanitárias, que estiverem em vigor. O ideal é contarem apenas com a presença das crianças, pais e de mais duas pessoas no máximo (avós ou padrinhos). Não mais. Se preferirem, podem optar por fazer a Festa da Eucaristia em junho de 2021, mesmo frequentando o 4.º ano.

5. Antes de começar a Catequese, teremos também as celebrações da Festa da Profissão de Fé, em três momentos diversos: 12 de setembro (16h00), 13 de setembro (09h00) e 19 de setembro (16h00).  Brevemente, os/as Catequistas darão informações quanto aos critérios de distribuição dos catequizandos nestas três datas. Estas datas estão pendentes da evolução da pandemia. Os pais devem contar com as restrições sanitárias, que estiverem em vigor. O ideal é contarem apenas com a presença dos catequizandos, pais e de mais duas pessoas (avós ou padrinhos). Não mais. Podem optar por fazer a Festa da Profissão de Fé em junho de 2021, mesmo frequentando o 7.º ano.

O Secretariado da Catequese

12 de junho 2020