Ressuscitou o Bom Pastor que deu a vida por nós! Desta Vida dada pelo Bom Pastor, brotam tantas vidas, hoje oferecidas pela vida dos irmãos: na alegria do amor familiar, na alegria do trabalho e do voluntariado por um mundo melhor, na alegria do serviço diaconal, na alegria do ministério sacerdotal, na alegria da vida consagrada, na alegria da vida missionária. Neste IV Domingo da Páscoa rezamos, pedimos e agradecemos todas as vocações, isto é, todas as respostas de amor ao amor de Deus por nós. Deixemo-nos hoje interpelar pela pergunta fundamental “Para quem sou Eu” e respondamos com generosa alegria ao chamamento do Senhor, a darmos a vida para a podermos alcançar.

Oração pelas Vocações 2024

Maria, Senhora da Visitação,

ajuda-nos a levantar, a despertar do sono,

a sair da indiferença,

a abrir as grades da prisão

em que por vezes nos encerramos.

Como Tu em relação a Isabel,

dá-nos a coragem de nos pormos a caminho,

para sermos peregrinos da esperança.

Como Tu em Nazaré,

dá-nos a serenidade para sermos construtores da paz.

Hoje, celebramos com alegria, o terceiro domingo da Páscoa e também o início da Semana de Oração pelas Vocações. Rezamos juntos por todos os chamados, por todos os peregrinos da esperança e da paz, que querem fazer a vontade de Deus, aqui e agora. É Páscoa, é tempo de nos alegrarmos, porque Jesus está Vivo e está connosco e convida-nos a deixarmo-nos encontrar por Ele, a vê-lo, a tocá-l’O, em cada situação e, a alimentarmo-nos d’Ele, na celebração desta Eucaristia. Hoje, de novo, Jesus está no meio de nós! Precede-nos e preside-nos. Tomemos consciência da Sua presença amorosa que não nos abandona e deixemo-nos contagiar pela alegria de nos sabermos amados e acompanhados por Aquele que dá a vida por todos e por cada um de nós.

Como funciona o Mercado das Sete Bocas?

Você cozinha e oferece

um bolo, uma bola, uns salgados,

uns aperitivos, umas delícias da casa…

que a Paróquia põe à venda,

no adro da Igreja.

Mais proveitosa foi para a nossa fé

a incredulidade de Tomé

do que a fé dos discípulos

que não duvidaram;

porque, enquanto ele é reconduzido à fé

porque pôde tocar,

a nossa alma põe de parte toda a dúvida

e confirma-se na fé.

Deste modo, o discípulo que duvidou e tocou,

tornou-se testemunha

da realidade da ressurreição.

Tocou e exclamou:

Meu Senhor e Meu Deus.

"Entre 14 e 21 de Abril,

decorre a semana de Oração pelas Vocações.

Assinalar a data não é só

dar importância ao assunto,

não é só reforçar a necessidade

da oração para esta causa,

mas é sobretudo um alerta

e um despertar para a realidade das vocações

na vida da Igreja e na vida de cada discípulo de Jesus,

no contexto global do projeto de Deus".

Veja aqui ou em anexos algumas

propostas e recursos pastorais.

Partilhamos convosco programa das Festas

em honra de Nossa Senhora da Hora.

A «Páscoa» muito «baixa» faz com que

a Festa da Padroeira, 40 dias depois,

seja também um pouco mais cedo.

Seguimos um guião mais ou menos idêntico

a anos anteriores, pois os recursos

ecoómicos são praticamente os mesmos.

Apela-se à participação e colaboração de todos.

Este é o Domingo da Oitava da Páscoa, o primeiro dia da semana, o dia do encontro do Ressuscitado, com a Sua Igreja reunida, como outrora no Cenáculo, na sala da Última Ceia. Este é, em algumas Igrejas, o Domingo «in albis», em que os novos batizados se apresentam com a sua veste branca, para agradecer as riquezas do Batismo com que foram purificados, da unção espiritual do Crisma com que foram ungidos e do Corpo e Sangue da Eucaristia com que foram redimidos. Este é, desde o ano 2000, o Domingo da Divina Misericórdia, que nos recorda o dom do perdão dos pecados, o dom da misericórdia divina, que brota do lado aberto de Cristo Morto e Ressuscitado e das sua santas e gloriosas chagas. Façamos das chagas canais da misericórdia. Reavivemos a graça do Batismo, invocando a bênção da água, que será depois aspergida sobre nós.

Pág. 1 de 73