Liturgia e Homilia na Solenidade de Pentecostes C 2016

Eis-nos, irmãos, a celebrar a Solenidade de Pentecostes, volvidos já os 50 dias de Páscoa! E, vão ainda mais distantes os 40 dias da sua preparação. Foram assim 90 dias, três meses, em que nos deixamos desafiar por este lema «Pratica a misericórdia com alegria». Agora, abrimos o nosso coração a este inesgotável «rio da misericórdia», que o Espírito Santo faz brotar e fluir do coração de Deus, para que transborde e nos comprometa na transformação do nosso mundo.

Homilia na Solenidade de Pentecostes C 2016

1.E a Páscoa chega à sua plenitude, com a festa do Pentecostes. Volvidos cinquenta dias de Páscoa, celebramos o dom do Espírito Santo! Em pleno Ano da Misericórdia, é sempre bom recordar que é o Espírito Santo que “faz brotar e fluir do coração da Trindade o rio inesgotável da misericórdia divina” (MV 25). Mas este mesmo dom do amor divino foi derramado em nossos corações (Rm 5,5; 8,11). E, nessa medida, o Espírito Santo brota do “coração de todo aquele que crê, como um rio de água viva” (Jo 7,37-39). Somos enviados, pelo mesmo Espírito, a fazer correr esse rio, para transformar os desertos deste mundo. E, por isso, “onde houver cristãos, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia” (MV 12), de consolação e de esperança.

2.Irmãos: depois de termos percorrido a caminhada diocesana, sob o lema «pratica a misericórdia com alegria», deixemo-nos mover continuamente por esta torrente do Espírito Santo, que brota do lado aberto de Cristo, na Cruz. Sem o Espírito Santo, a misericórdia é uma palavra vazia, uma vez que o Espírito Santo é o nosso companheiro invisível, em todas as obras de misericórdia. Por isso, precisamos de nos deixar mover por Ele.

3.Na verdade, sem o Espírito Santo, podemos praticar a misericórdia, como obrigação da consciência moral, mas faltar-nos-á aquela «alegria», que só o Espírito Santo faz frutificar em nós! Sem o Espírito Santo, podemos fazer obras sociais e de beneficência, mas, só com Ele, podemos tratar a todos misericordiosamente! Sem o Espírito Santo, podemos organizar serviços sociais e paroquiais, para pôr em prática as obras de misericórdias corporais: dar de comer, de beber, de vestir, dar hospitalidade, assistir na enfermidade, visitar na reclusão, dar sepultura na morte. Mas só com o Espírito Santo, podemos despertar a fome de justiça, saciar a sede de Deus, revestir de dignidade, tornar-se morada de Deus, encontrar remédio para a cura, companhia na solidão, esperança no luto.

4.Sem o Espírito Santo, como poderíamos praticar, com alegria, as ditas obras de misericórdia “espirituais”? Como se poderá aconselhar os indecisos, sem o dom espiritual do bom conselho? Como se poderá ensinar os ignorantes, sem o dom espiritual da sabedoria? Como se poderá corrigir os que erram, sem o dom espiritual da ciência? Como se poderá consolar os tristes, sem a consolação do Paráclito? Como se poderá perdoar as ofensas, sem o próprio dom do perdão, que é o Espírito Santo, Enviado do Pai, por meio de Seu Filho, para a conversão, o perdão e a remissão dos pecados? Como se poderá suportar as fraquezas do próximo, sem o dom espiritual da fortaleza, que vem do alto? Como poderemos rezar e interceder uns pelos outros, se o Espírito Santo não vier em auxílio da nossa fraqueza? Na verdade, sem o Espírito Santo, podemos usar de humana compaixão, para com os mais frágeis, mas só o Espírito Santo fará brotar em nós a ternura e a consolação da misericórdia divina.

5.Que Maria, cheia do Espírito Santo, espelho da misericórdia divina, se torne, para nós, o modelo resplandecente de uma Igreja e de uma cultura da misericórdia e nos ajude a remar contra as correntes frias do nosso mundo e a avançar corajosamente “por um rio de misericórdia”.

«Por um rio de misericórdia» é o caminho a percorrer agora e sempre! «Por um rio de misericórdia» é a meta que desejamos alcançar: um mundo novo, habitado por pessoas misericordiosas como o Pai, e prontas para a ternura da consolação, à imagem de Maria, nossa Mãe!