Acólitos

Grupo dos Acólitos 2017/2018

“A Liturgia é vida para todo o povo da Igreja. Por sua natureza a Liturgia é, com efeito, popular e não clerical, sendo - como ensina a etimologia - uma ação para o povo, mas também do povo. Como recordam tantas orações litúrgicas, é ação que o próprio Deus realiza em favor do seu povo, mas também a ação do povo, que escuta Deus, que fala e reage, louvando-O, invocando-O, acolhendo a inexaurível fonte de vida e de misericórdia, que flui dos santos sinais. A Igreja em oração recolhe todos aqueles que têm o coração em escuta do Evangelho, sem descartar ninguém: são convocados pequenos e grandes, ricos e pobres, crianças e anciãos, sadios e enfermos, justos e pecadores. À imagem da “multidão imensa” que celebra a Liturgia no santuário do céu (cf. Ap 7,9), a assembleia litúrgica supera, em Cristo, cada limite de idade, raça, língua e nação. A dimensão popular da Liturgia recorda-nos que ela é inclusiva e não exclusiva, criadora de comunhão com todos, sem todavia homologar, porque chama cada um, com sua vocação e originalidade, a contribuir no edificar o Corpo de Cristo: A Eucaristia não é um sacramento ‘para mim’, é um sacramento de muitos que formam um só Corpo, o santo povo fiel de Deus” (Papa Francisco,Discurso aos participantes da 68.ª Semana Litúrgica Nacional, 24 de agosto de 2017).

O grupo dos Acólitos é constituído atualmente por 27 elementos. Acompanhado especialmente pelo Diácono Espinha e coordenado pela Acólita Ana Isabel Martins Teixeira, tem como objetivo qualificar o exercício do seu ministério, através da formação permanente e integral dos seus membros, nas reuniões mensais, nas iniciativas vicariais e diocesanas, que lhes digam respeito.

I. Temas de formação

Os temas da formação, para lá dos aspetos mais práticos ou técnicos do exercício do ministério do acólito, deverão abordar, ao longo deste ano, a história, sentido e organização da nossa Paróquia, por ocasião do centenário da sua ereção canónica, e perspetivar a Eucaristia, como Sacramento da Caridade, no contexto do Plano Diocesano de Pastoral.

É nosso propósito redescobrir, ao longo deste ano pastoral, esta especial ligação entre a Eucaristia e a Caridade, entre a veneração devida ao Corpo eucarístico de Jesus e o cuidado devido à carne sofredora de Cristo nos pobres, entre o pão partido da Eucaristia e o pão repartido para a vida do mundo, acentuando assim as dimensões sociais do mistério eucarístico (cf. Bento XVI, Sacramentum caritatis, n.º 89).

II. Datas da reunião mensal

7 outubro, 10h30

11 novembro, 10h30 (ou Acólitos ao encontro do Seminário)

8 dezembro, 16h30

27 janeiro, 10h30

Fevereiro (formação diocesana)

17 março, 10h30

14 abril, 10h30

1 maio (Dia Vicarial do Acólito)

9 junho, 10h30

III. Dimensão vocacional

Os Acólitos deverão também constituir um grupo potencialmente rico para o acompanhamento e discernimento vocacional, pelo que são convidados a aproveitar as propostas diocesanas, na Casa da Juventude, tais como a iniciativa “Acólitos ao encontro do Seminário” (11 de novembro), “o Dia com”, o “Redescobrir o caminho da fé”, nestas datas:

“Dia com”: 3 fevereiro: Diacom… os Institutos Seculares | 14 abril: Dia com… os Consagrados de Vida Apostólica, | 27 maio: Dia com… os Consagrados de Vida Contemplativa.

“Redescobrir o caminho da fé”– Encontros sobre a fé para Jovens:

18 novembro | 16 dezembro | 2o janeiro | 17 fevereiro | 17 março | 21 abril | 19 maio.

IV. Experiência do encontro com Cristo:Adoração ao Santíssimo

Conscientes da necessária experiência do encontro com Cristo, os Acólitos participam, de modo especial, nos tempos de Adoração ao Santíssimo.

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO 2017/2018

Dias

Acólitos

22 outubro, 17h30

Dia Mundial das Missões

Mensagem do Papa

Pedro Antunes; Luísa Costa; Carlos Costa; Beatriz Gonçalves; António Barbosa

12 novembro, 17h30

Início da Semana de Oração pelos Seminários

Todos os Acólitos rapazes

8 dezembro, 17h30

Imaculada Conceição

de Nossa Senhora

14 janeiro, 17h30

Epifania do Senhor

Adoração dos Magos

Isabel; Lara Bronze; Guilherme Teixeira; Bia Goupoli; Nádia Baptista; Gustavo Nogueira

18 fevereiro, 17h30

I Domingo da Quaresma

Mensagem do Papa

Carolina Varela; Catarina Varela; Sara Americano; Cláudia Marafona

10 março (10h00)

24 horas para o Senhor

Reconciliação e Adoração

Conciliar consoante o horário atribuído aos Acólitos

29 março, 23h00

Quinta-Feira Santa

Instituição da Eucaristia

Todos os acólitos

15 abril, 17h30

Início da Semana de Oração pelas Vocações

Pedro Pimenta; Ana Isabel Mendes; Cassiano Mendes; António Mendes

31 maio, 17h30

Oração do Rosário na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

17 junho, 17h30

A celebração do ágape

Eucaristia e Caridade

7 julho, 17h30

Pelos candidatos ao diaconado e presbiterado

Mariana Cardoso; Joana Soares; Inês Ribeiro; Paulo Jorge

Nota: em todos os momentos de Adoração ao Santíssimo, e independentemente dos Acólitos escalados, estará sempre presente um dos Acólitos mais velhos.

V. Escala mensal de serviço

Além de participarem na celebração eucarística dominical, os Acólitos exercem o seu ministério na celebração de batismos e de matrimónios. E, sempre que possível, nas celebrações exequiais. Para a participação na Eucaristia, batismos e matrimónios é feita uma escala mensal. Os acólitos propõem-se criar um QR Code Reader, com identificação das Igrejas e altares.]

Listagem dos Acólitos 2017/2018 (em 3-11-2017)

Ana Isabel Martins Teixeira