Grupo de Crismandos

LEVANTAR-SE E PÔR-SE A CAMINHO!

“Dar uma dimensão iniciática, vocacional e missionária à pastoral com os adolescentes e jovens, aproveitando as propostas pastorais, no âmbito da preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude, cujo tema é:

“Maria levantou-se e partiu apressadamente”(Lc 1,39)” (PDP 2019|2020, Proposta 11, p.17).

No presente ano pastoral são 31 o número de crismandos, sob a orientação das catequistas Jerónima e Hermínia.Depois de 10 anos de catequese, fazem a sua preparação próxima para o Crisma, seguindo basicamente o “Youcat Preparaçã o para o Crisma”, de Nils Baer (organizador).

Os temas de reflexão são retirados do Catecismo de Bernard Meuser,  You  Cat.  Preparação para o Crisma,dosquaisdestacamososseguintes:

• O que podemos saber sobre Deus?
  • Jesus, mais do que um homem!
  • Por que razão Jesus teve de morrer?
  • Up date–A Confissão.
  • O regresso de Jesus ou a História da Ressurreição.
  • A Eucaristia – dádiva generosa de Deus.
  • À descoberta do Espírito Santo.

Este deve ser sobretudo um tempo de discernimento e de acompanhamento vocacionais. E é importante ainda fazer algumas experiências diversificadas da oração e de compromisso comunitário.

É importante dar a este tempo uma dimensão vocacional, através de algumas propostas:

• Acolhimento, aconselhamento, discernimento e acompanhamento vocacional, em diálogo com o pároco e as catequistas.
  • Neste sentido, devem ser encaminhados para algumas das iniciativas promovidas pela EPV, tais como os encontros vocacionais e a experiência da Lectio Divina, orientada pelo pároco.
  • Marcar encontros pessoais do pároco com cada crismando, ao longo do ano.

Atenda-se, no concreto, às sugestões da Carta Pastoral dos Bispos Portugueses,sobre Catequese:a alegria do encontro com Jesus Cristo, nos.45-47, nomeadamente sobre a formação da consciência de grupo,o desenvolvimento do espírito crítico e a questão vocacional.

EXIGÊNCIAS FUNDAMENTAIS COLOCADAS AOS CRSMANDOS:

• Participação assídua nos encontros, tendencialmente semanais.
  • Participação assídua na Eucaristia dominical.
  • Experiência de oração pessoal e comunitária, nas suas diversas expressões:
    • Lectio Divinanos dias 7 de dezembro, às 17h30; o dia 21 de março, das 00h00 às 1h00 com Grupo de jovens.
    • Rosário no dia 30 de maio, às 18h30.
    • Adoração do Santíssimo (a marcar).
    • Oração de Taizé (na terceira quarta-feira do mês, na Igreja das Taipas, às 21h30: 18 setembro; 16 de outubro; 20 de novembro; 18 de dezembro; 22 de janeiro;19 de fevereiro; 18 de março; 15 de abril; 20 de maio; 17 de junho e 15 de julho.
  • Compromisso com a comunidade ou com a sociedade, em alguma atividade ou serviço de voluntariado social ou pastoral, “convictos de que aí mesmo se oferece um lugar de descoberta vocacional”. Neste sentido, deve insistir-se no compromisso nos grupos paroquiais e desafiá-los a interagir com grupos de visitadores de Doentes, Vicentinos, MEC’setc.
  • Retiro na Casa de Espiritualidade Oásis, Ermesinde, de 3 a 5 de abril (pré-reserva já efetuada).
  • Participação na Visita Pascal.